quinta-feira, 06 fevereiro 2025

Alemanha alerta para semelhanças entre acontecimentos na Moldavia e na Ucrânia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã defendeu hoje que os recentes acontecimentos na Moldávia apresentam semelhanças com o que aconteceu na Ucrânia durante a fase inicial do conflito, quando Moscovo anexou a península da Crimeia.

“Falsos referendos, falsos procedimentos para desestabilizar outro país são uma violação do direito internacional”, disse a ministra Annalena Baerbock, afirmando que a diplomacia alemã está ciente, há anos, da desestabilização da Moldávia por terceiros.

O parlamento da região separatista moldava, que é pró-russa, aprovou esta semana uma resolução em que se dirige ao Conselho da Federação e à Duma russa “com o pedido de que implementem medidas para proteger a Transnístria face à crescente pressão da Moldávia”.

Hoje Baerbock estabeleceu paralelos e recordou o que aconteceu há uma década, quando, juntamente com a anexação da Crimeia, o presidente russo Vladimir Putin instrumentalizou as minorias do leste da Ucrânia, a região conhecida como Donbas, para lançar as bases para a invasão em grande escala que começou em fevereiro de 2022.

A Rússia recorreu a vários referendos ilegais para anexar não só a Crimeia em 2014, mas também as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporiyia em setembro de 2022. A comunidade internacional não reconheceu os resultados destas votações.

A Semana com Lusa

01 de Março de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 17 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 13 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 9 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos