Assinalou-se , ontem,conforme nota, o lançamento da "Around Africa Expedition", uma expedição pioneira de quatro meses, a bordo do navio de investigação e media de última geração, para ampliar os limites da exploração e investigação científica dos oceanos ao longo da costa africana.
Liderada pela OceanX em colaboração com a OceanQuest, a expedição dará uma ideia mais clara sobre os ecossistemas oceânicos essenciais, contribuindo para a compreensão da biodiversidade e das oportunidades de conservação cruciais para o desenvolvimento sustentável e os meios de subsistência locais.
A expedição passará por vários destinos como Gran Canaria, nas Ilhas Canárias; Mindelo, em Cabo Verde; Moroni, nas Comores; Walters Shoal, em Madagáscar; Walvis Bay, na Namíbia; Agulhas Plateau e Cidade do Cabo, na África do Sul; centrando-se nos seguintes temas:
- Exploração de ecossistemas de profundidade e montanhas submarinas: mapeamento de regiões desconhecidas do fundo do oceano, estudo de ecossistemas de montanhas submarinas e documentação de pontos críticos de biodiversidade em zonas como o Agulhas Plateau e a Madagascar Ridge.
- Biodiversidade oceânica: geração de conjuntos de dados abrangentes sobre padrões de biodiversidade oceânica, diversidade de bacterioplâncton e aerossóis.
Ambos são elementos essenciais do ambiente oceânico que contribuem para a saúde e a biodiversidade dos oceanos.
"A colaboração da OceanQuest com a OceanX sublinha o poder das parcerias para promover avanços científicos e descobertas oceânicas" referiu o Dr. Martin Visbeck, CEO da OceanQuest.
Disse ainda que ao trabalhar com parceiros locais, como a KAUST e várias redes científicas africanas e internacionais, esta-se a articular as competências regionais para garantir que os conhecimentos e os benefícios gerados por esta expedição criam impactos duradouros, tanto para as pessoas que dependem destas águas como para a comunidade mundial empenhada na gestão sustentável do oceano profundo.
“O fomento da inovação e a criação de uma base de conhecimentos duradoura são garantia de que esta expedição terá um impacto significativo", explicou Vincent Pieribone, co-CEO e Diretor Científico da OceanX.
O mesmo acrescentou que esta colaboração realça a determinação coletiva em explorar, compreender e conservar o ambiente marinho através de uma ciência arrojada e de um espírito de parceria.
Reforço das capacidades e educação
Conforme a mesma fonte, uma das pedras basilares da "Around Africa Expedition" é o seu compromisso para promover a próxima geração de profissionais dos oceanos.
Que Através da colaboração com a Parceria para a Observação do Oceano Global (POGO) e outras organizações, a expedição fornecerá formação prática para profissionais do oceano em início de carreira (ECOP) e interagirá com estudantes através de programas dinâmicos de sensibilização e educação. As iniciativas incluem:
- Programas de formação no mar para ECOP com experiência prática em oceanografia, análise de eDNA e comunicação científica.
- Workshops locais intensivos centrados no eDNA e na análise de dados.
- Excursões OceanXplorer para estudantes e professores locais durante as escalas nos portos.
- Programação interativa destinada aos jovens para inspirar a próxima vaga de cientistas marinhos e defensores da conservação.
A expedição "Around Africa Expedition" da OceanX e OceanQuest é um programa de ação aprovado no âmbito da Década do Oceano das Nações Unidas (2021-2030) pelas suas contribuições para o reforço das capacidades e a compreensão científica do oceano.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments