quinta-feira, 06 fevereiro 2025

Crise na Educação: Plano de carreiras dos professores cabo-verdianos aprovado na especialidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Duas comissões especializadas do parlamento cabo-verdiano aprovaram, no sábado, na especialidade, o plano de carreiras dos professores, depois do veto do Presidente da República, em setembro de 2024, que levou a uma reapreciação pelos deputados.

 

O documento deverá ainda passar pela votação final global no hemiciclo, antes de ser remetido novamente ao chefe de Estado para promulgação, assinalou o Sindicato Democrático de Professores (Sindprof), em reação publicada na Internet.

A proposta de “Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente foi aprovada, na especialidade, após três dias de discussão na reunião conjunta da 1.ª e 5.ª comissões especializadas, absorvendo várias propostas dos deputados do Movimento pela Democracia (MpD, poder) e da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID)”, anunciou hoje o Ministério da Educação.

O Governo considerou que o plano “é igualmente um estatuto especial dos professores”, que prevê aumentos salariais substanciais e regularização de promoções, entre outras medidas.

“É um estatuto que valoriza os professores, em termos da formação, do desenvolvimento da carreira, regularização da precariedade de vínculos, mas sobretudo em termos salariais e de garantias laborais e profissionais, criando condições melhores para o exercício da docência”, acrescentou.

O documento deverá ainda passar pela votação final global no hemiciclo, antes de ser remetido novamente ao chefe de Estado para promulgação, assinalou o Sindicato Democrático de Professores (Sindprof), em reação publicada na Internet.

Algumas das alterações agora introduzidas “são propostas dos sindicatos”, apontou, relativamente a um plano de carreiras que levou a uma greve em setembro de 2024, com números de adesão díspares.

O sistema de ensino público em Cabo Verde envolve 130 mil alunos e 7.500 professores do ensino básico ao secundário.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 22 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 18 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 14 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos