A cabo-verdiana Guanela Neves, residente em Portugal, diz sentir-se orgulhosa por conseguir a valorização da gastronomia de Cabo Verde através dos tradicionais donetes que ela faz para vender e que a tem levado para vários países.
Em declarações à Inforpress, Guanela Neves, filha de pais cabo-verdianos e que veio para Portugal ainda criança, mas sem esquecer as suas raízes, contou que aprendeu a fazer os donetes com a mãe e por ser algo que sabe fazer e bem, em 2020, em ‘lay-off’ durante a pandemia, por “não conseguir ficar parada”, decidiu, de repente, que ia fazer e vender.
“Para mim está a ser um orgulho saber que estou a conseguir a valorização da gastronomia de Cabo Verde. É um orgulho saber que posso pegar a minha bandeira e levantá-la. E é um orgulho saber que consigo motivar muitas mulheres como eu e outras muitas que começaram e pararam pela metade”, afirmou.
Com residência em Casal de São Brás, na Amadora, onde faz e distribui os donetes, mediante pedidos, Guanela Neves que foi apelidada de “Fada dos donetes” disse que através das redes sociais começou a receber pedidos não só de cabo-verdianos em Portugal, mas também de pessoas de outros países.
“Comecei a fazer ‘tour’ pelos países da Europa onde já fui várias vezes, como Suíça, Luxemburgo, França (Nice, Paris, Marselha), Países Baixos e a Cabo Verde onde fui pela primeira vez com o meu produto, em 2022”, referiu.
Guanela Neves Nesse notou que entrou no mundo dos negócios, que é novo para ela, mas que está a conseguir fazer o seu próprio caminho, sublinhando que é “super gratificante” quando outras mulheres, não só cabo-verdianas, dizem-lhe que é uma inspiração e para não parar nunca.
“Estou a pensar em dar workshops para, principalmente cabo-verdianos, para falar sobre o seu percurso, porque sei que existem mutos jovens que têm um projecto em mente, mas não consegue concretizar, por medo, uma palavra que descarto, já que gosto de arriscar, mas sempre com positividade”, frisou.
Futuramente, Guanela Neves quer também fazer ‘franchising’ de lojas, não só em Portugal, mas também em outros países da Europa, assim como Cabo Verde, que quer que seja a sua sede, com a marca lá registada, porque é de lá que vieram os donetes.
Neste momento, a “Fada dos donetes” está na Suíça, onde já foi várias vezes para levar o seu produto, porque defende que “os donetes de Cabo Verde merecem o mundo”, da mesma forma que toda a gastronomia do País, assegurando que, se conseguir uma oportunidade, ainda abre uma loja nesse país europeu.
“No ano passado estive em Cabo Verde e saí de coração cheio, porque não tinha ideia que muitas pessoas lá tinham conhecimento do meu negócio”, declarou, aconselhando a todas as mulheres e homens a avançarem com os seus projectos e nunca desistirem dos seus sonhos.
Os donetes à moda de Cabo Verde feitos pela Guanela podem ser simples, mas também têm várias coberturas, como coco, doce de leite, açúcar e canela, leite condensado, ‘red velvet’, cenoura, mármore, chocolate ou Oreo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments