A cidade de Assomada vai acolher hoje, 26, no Centro Cultural Norberto Tavares, o lançamento do livro “A Música como Veículo para a Descolonização da Mente no Cabo Verde Pós-Independência: O Caso das Composições de Norberto Tavares”.
O livro, a ser a ser apresentado por Carlos Alberto Sousa (Princezito), foi editado pela Livraria Pedro Cardoso, e tem como origem o trabalho monográfico apresentado à Universidade de Santiago, para obtenção do título de Licenciatura em História, de Luís Carlos Gonçalves, sob orientação da doutora Filomena Oliveira.
“A Música como Veículo para a Descolonização da Mente no Cabo Verde Pós-Independência: O Caso das Composições de Norberto Tavares” visa, conforme o autor em nota de imprensa, compreender as dinâmicas da sociedade cabo-verdiana no período pós-independência, nas suas vertentes histórica, política e social, a partir das mensagens veiculadas pela música da época.
Norberto Tavares, de acordo com o autor, marcou uma época pelas suas composições portadoras de mensagens de esperança num mundo novo, de liberdade, democracia e progresso.
Natural de Santa Catarina, Luís Carlos diz-se, desde muito novo, atraído pelas composições de Norberto Tavares, não só pelo estilo musical, mas também pelas mensagens de cariz político e social.
Norberto Tavares é considerado uma referência para artistas de diferentes gerações e ficou marcado na história da música cabo-verdiana como precursor do movimento dos anos 80 que tirou o funaná dos limites da ruralidade.
A Semana/Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments