A Câmara Municipal de São Salvador do Mundo vai disponibilizar cerca de 650 contos para o Carnaval 2024, montante que será repartido pelos três grupos oficiais que vão participar na competição, para prémios e outras logísticas.
A informação foi dada hoje à Inforpress, pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Águida Resende, informando que a edilidade aumentou em mais 10 mil escudos o valor atribuído aos três grupos oficiais, Achada Igreja, Achada Leitão e Leitão Grande e acima de 50 por cento (%) os prémios da competição.
Ou seja, os três grupos oficiais passam a receber 80 em vez de 70 contos, e os prémios passam a ser 50, 30 e 20 contos, em vez de 20, 15 e 10 contos.
Relativamente aos prémios individuais mantêm-se os cinco mil escudos para melhor rei e rainha, melhor porta-bandeira, melhor mestre-sala, melhor rainha de bateria e melhor andor, e três mil escudos para o melhor folião.
Conforme explicou, dos 650 mil escudos, um aumento de mais 200 contos em relação ao ano transacto, 200 mil escudos foi o incentivo atribuído pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Águida Resende lembrou que, além dos três grupos oficiais que vão descer às ruas da cidade de Achada Igreja, no dia 13 de Fevereiro, que o município liderado por Ângelo Vaz vai apoiar os agrupamentos escolares e os jardins infantis, para que estes também possam brincar o Carnaval.
Tendo em conta que, segundo ela, São Salvador do Mundo (Picos) é o único dos seis municípios onde há competição dos grupos carnavalescos e “referência” no Carnaval, reiterou a ambição da autarquia em qualificar cada vez mais festa do Rei Momo com foco na atracção turística.
Se tal acontecer, disse acreditar que turistas e pessoas da Região Norte de Santiago e da própria cidade da Praia vão marcar presença nos desfiles do Carnaval de Picos que, a cada ano, tem mobilizado foliões.
Após o aumento do montante dos subsídios atribuídos aos grupos e dos prémios, visando dar mais qualidade a esta manifestação cultural, a edilidade pretende apostar na formação dos grupos oficiais e de animação desse município do interior de Santiago.
Em 2023, o grupo Chamas da Folia, de Leitão Grande, revalidou o título conquistado em 2020, relegando para o segundo lugar a agremiação de Achada Leitão, Renascer, enquanto o grupo Comunidade de Achada Igreja ficou em terceiro lugar, levando para casa um prémio pecuniário de 20, 15 e 10 contos, respectivamente.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments