sexta-feira, 19 abril 2024

C CULTURA

Unesco tira carnaval ’antissemita’ da lista de Património

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em 3 de março, o carro com caricaturas de judeus ortodoxos — estereotipados pelas barbas, narizes e sacos de dinheiro — provocou tanta indignação que levou a ONU e a União Europeia a condenaram o "antissemitismo" do quadro carnavalesco. Nove meses depois, o próprio edil de Aalst, a trinta quilómetros de Bruxelas, antecipando a perda de estatuto de Património Imaterial da Humanidade pediu que a cidade fosse retirada da lista da Unesco. Nove dias depois, esta quinta-feira, 12 a Comissão da Unesco confirma a decisão.

A nonagésima-primeira edição do carnaval belga de Aalst, com raízes na Idade Média, faz história mas pela negativa, dada a acusação de "recorrência de racismo e antissemitismo" e consequente decisão da sua retirada da lista de Património Imaterial da Humanidade, confirmada através do site oficial da Unesco.

A decisão é justificada pela forma como se organiza aquele festival ,"incompatível com os princípios fundamentais da convenção de 2003", que estipula que "será levada em consideração apenas o património cultural imaterial que seja compatível com os instrumentos internacionais de direitos humanos em vigor, assim como os requisitos de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos", lê-se no site da Unesco.

O carnaval da cidade belga de Aalst foi reconhecido como Património da Humanidade em 2010.

Fontes: AFP/Foto: Caricaturas de ortodoxos judeus derrubaram o carnaval belga de Aalst da lista de Património Imaterial da Humanidade.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
3 days 7 hours

Oceanos versos Ambiente. Espera-se atuação eficaz da policia municipal , controlando barulho nos bares , botequins etc.

Amorim
8 days 1 hour

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
8 days 1 hour

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências