sábado, 27 julho 2024

C CULTURA

São Vicente/Carnaval: Governo financia sonorização do percurso e mais cinco mil contos aos grupos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, vai financiar, em cerca de três mil contos, o sistema de som do percurso do desfile e disponibilizar ainda cinco mil contos à liga dos grupos oficiais.

A “boa nova” foi transmitida pelo ministro Abraão Vicente na noite de quinta-feira, 24, quando, no Centro Cultural do Mindelo, visitava as exposições Boka Panu, Manuela Jardim e Renda Brava, concebidas no âmbito da Feira Nacional de Artesanato e Design (Urdi). Um evento que reúne, anualmente em São Vicente, artesãos e criadores de várias ilhas e convidados internacionais.

Citado pela Inforpress, o ministro esclareceu que o apoio financeiro aos grupos oficiais do Carnaval vai entrar, este ano, através da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGOC-SV), pelo que foi dispensado o edital para concurso.

Na mesma ocasião, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou para o dia 04 de Fevereiro o arranque das obras de requalificação do edifício, na Praça Nova, onde funciona o Centro Nacional de Arte e Design (CNAD).

“Daqui a um ano o centro estará totalmente reabilitado e será uma obra que, desejamos, não sofra qualquer interrupção, seja célere, pois fica no centro do Mindelo e queremos cumprir o prazo”, concretizou Abraão Vicente.

A proposta para edifício, com a requalificação, que actualmente se divide em três blocos, nomeadamente o edifício antigo, que foi a casa do senador Vera Cruz, o pátio e as novas instalações, é a que seja capaz de “estabelecer um diálogo” entre o antigo e o contemporâneo, o artesanal e o artístico, o rural e o urbano e o nacional e o internacional, refere a mesma fonte.

Para a projecção do “novo CNAD” foram analisados “a fundo” temas como perfil do visitante, difusão da cultura popular em Cabo Verde, nova cultura popular e novos fluxos culturais e a relação arquitectónica entre a Praça Nova, onde se situa o palacete/sede da CNAD, e o centro, entre outras variáveis.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

António
2 days 21 hours

Médicos e enfermeiros classes válidos. Aguentam doenças comuns,, alcoolicos etc. Aplaudo campanha contra o alcool.

D. G. Wolf
4 days 20 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

António
15 days 20 hours

O melhor para ilha do Fogo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências