sexta-feira, 12 julho 2024

Presidente cabo-verdiano realiza primeira Presidência na Diáspora em África  

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A visita de uma semana do Presidente cabo-verdiano a São Tomé e Príncipe, a partir desta terça-feira, será também a primeira “Presidência na Diáspora em África”, anunciou  o gabinete de José Maria Neves, na Praia.

 

Do programa hoje divulgado pelo protocolo são-tomense, a Presidência cabo-verdiana assinala os encontros com o homólogo, Carlos Vila Nova (terça-feira) e com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada (quarta-feira), recordando que o país detém, desde agosto de 2023, a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Sob o lema, “Juntos com os nossos irmãos de São Tomé e Príncipe”, o programa intercala momentos da visita de Estado com outros da “Presidência na Diáspora”, que incluem, sobretudo, encontros com a comunidade cabo-verdiana, que se estima em mais de 70 mil pessoas, referiu em comunicado.

A iniciativa serve como “traço de união da nação” e pretende dar seguimento “ao compromisso de ‘unir, cuidar, proteger’ e estar em diálogo com todos os cabo-verdianos”.

José Maria Neves estará acompanhado pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos, e pelos deputados pelo Círculo Eleitoral de África, Orlando Dias e Mário Teixeira.

Do programa hoje divulgado pelo protocolo são-tomense, a Presidência cabo-verdiana assinala os encontros com o homólogo, Carlos Vila Nova (terça-feira) e com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada (quarta-feira), recordando que o país detém, desde agosto de 2023, a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na sexta-feira, o chefe de Estado cabo-verdiano junta-se às celebrações dos 49 anos de independência de São Tomé e Príncipe.

No contacto com a diáspora, José Maria Neves proferirá, na segunda-feira, uma aula magna sob o título “A Economia Azul e o Crescimento Inclusivo dos Pequenos Estados Insulares”, na Universidade de São Tomé e Príncipe, e manterá encontros com quadros formados no âmbito do programa de bolseiros da diáspora e com cabo-verdianos que trabalham em território são-tomense.

José Maria Neves aproveitará ainda a deslocação para entregar insígnias ao cidadão cabo-verdiano Venâncio Varela dos Santos, empresário e ativista social, condecorado com a Medalha do Vulcão, Segunda Classe, pelo seu trabalho humanitário e apoio à comunidade cabo-verdiana em São Tomé e Príncipe.

A Presidência cabo-verdiana recorda que a cooperação entre os dois Estados foi reforçada com o Acordo Geral de Cooperação, no quadro da 1.ª Comissão Mista entre os dois países, em agosto de 2007. 

Entre os setores prioritários de cooperação destacam-se a educação, saúde, pescas, agricultura e administração pública, além de intervenções que beneficiem a comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe. 

A 2.ª Comissão Mista realizou-se em março de 2022 e nova reunião está a ser preparada para se realizar ainda este ano, segundo anunciou em abril, durante uma visita a Cabo Verde, o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 11 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 9 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 12 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências