sexta-feira, 14 junho 2024

Cabo Verde põe mais um representante dos empregadores na direção da segurança social

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As entidades empregadoras cabo-verdianas vão passar a ter dois representantes no conselho diretivo do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), os mesmos que os trabalhadores, anunciou esta segunda-feira  o Governo.

Agora [o conselho diretivo do INPS] passará a ter dois representantes das entidades empregadoras, que serão indicados pelo conselho superior das câmaras de comércio”, avançou a ministra de Estado e Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares cabo-verdiana, Janine Lélis.

Em conferência de imprensa para fazer o balanço do Conselho de Ministros, a porta-voz explicou que a alteração dos estatutos do INPS vem responder a uma “legítima reivindicação” das entidades empregadoras cabo-verdianas, que tinham apenas um representante.

Janine Lélis lembrou que em 2016 o Governo alterou os estatutos da segurança social, passando a direção a integrar um representante cada das duas maiores centrais sindicais.

Desta feita, a mudança vai para alargar essa participação equitativa para representação dos empregadores”, frisou a ministra, salientando que o objetivo é “garantir um equilíbrio” no conselho diretivo do INPS, que é presidido por Mário Rui Fernandes.

O Governo cabo-verdiano aprovou ainda leis para a regularização de vínculos de trabalhadores precários na administração pública central e local.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 11 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 15 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 8 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências