quarta-feira, 17 abril 2024

Papa Francisco recordou guerras na homilia da vigília pascal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 O Papa Francisco falou hoje contra “todas as aspirações de paz destruídas pela crueldade do ódio e pela ferocidade da guerra”, perante cerca de seis mil pessoas, na vigília pascal na Basílica de São Pedro, em Roma.

 

De acordo com a agência France Presse (AFP) citada pela Lusa, o Papa pronunciou-se também contra as “pedras da morte” e “os muros do egoísmo e da indiferença”, enquanto presidia à vigília pascal, um dia depois do cancelamento, em cima da hora, da sua participação na Via-Sacra, que reacendeu questões sobre a saúde debilitada de Francisco.

O Papa, de 87 anos, não mostrou sinais de cansaço durante as duas horas e meia de celebração solene, na qual fez uma homilia de cerca de dez minutos, em italiano, relata a AFP.

No final da cerimónia, Francisco percorreu o corredor da basílica, em cadeira de rodas, sorrindo, cumprimentando e abençoando algumas pessoas que ali se encontravam.

Na sexta-feira,  prossegue a Lusa, em cima da hora da Via-Sacra, o Vaticano anunciou que o Papa afinal não iria presidir àquela celebração, “para preservar a sua saúde, tendo em vista a vigília de amanhã [sábado] e a missa de domingo de Páscoa”, seguindo-a a partir da Casa Santa Marta, onde reside.

Já no ano passado, o Papa Francisco não presidiu à Via-Sacra, devido ao frio intenso que estava em Roma, numa altura em que recuperava de uma bronquite que o obrigou a ser hospitalizado.

No domingo, Francisco é esperado às 10:00 (09:00, em Lisboa) na missa de Páscoa, celebrada na Praça de São Pedro, e depois na mensagem de Páscoa e na bênção “Urbi et Orbi” na varanda central da Basílica de São Pedro, às 12:00 (11:00, em Lisboa).

Pilar central do calendário católico, a Semana Santa envolve inúmeras cerimónias que terminam no Domingo de Páscoa.

25 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 1 hour

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 22 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências