domingo, 28 dezembro 2025

Governo explica ao embaixador da China medidas contra certos empresários deste país

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, anunciou, esta quinta-feira, 25, ter recebido o embaixador da China na Praia, Zhang Yang, a quem explicou as razões que estiveram na origem de algumas medidas adoptadas contra certos empresários.

 

O encontro, indicou Olavo Correia, serviu também para as partes discutirem diversos temas de interesse comum e “fortalecer o diálogo” entre as duas instituições.

 

 

No encontro, que decorreu na segunda-feira, 22, Olavo Correia e Zhang Yang falaram sobre essas medidas que resultaram no encerramento temporário de alguns estabelecimentos comerciais.

“Tive a oportunidade de esclarecer que as acções de fiscalização tributária realizadas pela Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) têm natureza técnica”, escreveu o governante na sua página da rede social Facebook.

Acrescentou que as acções da DNRE se baseiam em análises de risco e “não são dirigidas a nenhum grupo em particular”.

Para Olavo Correia, trata-se de medidas aplicadas de forma igual a todas as empresas que operam em Cabo Verde, “no respeito pelo princípio da legalidade”.

Segundo o vice-primeiro-ministro, o chefe da missão diplomática na Praia “manifestou concordância com esta abordagem [respeito pela legalidade], acrescentando Olavo Correia que Zhang Yang sublinhou que todas as empresas “devem estar em igualdade perante a lei”.

A ocasião, referiu Olavo Correia, serviu também para destacar a importância do “cumprimento rigoroso” das obrigações contabilísticas e fiscais, nomeadamente no que se refere à utilização da factura electrónica, à correcta liquidação e entrega do IVA, e ao “cumprimento de outros deveres legais”.

“Reforcei que estas práticas não apenas garantem a transparência e a equidade no sistema tributário, como contribuem para um ambiente de negócios mais confiável e sustentável, beneficiando todas as empresas e a economia nacional”, apontou o vice-primeiro-ministro, que é também ministro das Finanças.

O encontro, indicou Olavo Correia, serviu também para as partes discutirem diversos temas de interesse comum e “fortalecer o diálogo” entre as duas instituições.

Entretanto, a anteceder o encontro com a delegação diplomática da China, o vice-primeiro-ministro visitou algumas lojas de empresários chineses, na sequência das inspecções da DNRE, a quem, conforme escreveu, levou a mensagem de que as referidas medidas são para todas as empresas que operam em Cabo Verde, “independentemente dos seus accionistas”.

“Estamos aqui para vos ajudar a fazer bons negócios e para vos ajudar a respeitar todo o quadro legal e fiscal em vigor”, concluiu Olavo Correia.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lima
1 month 9 days

Porque a Câmara Municipal não cumpre o Codigo de Postura, caçando os cães Pitbulls?.. O Codigo está letra morta? Me ...

Isabel
1 month 11 days

A educadora Erica Correia chama a atenção sobre educação das crianças que, mal orientadas ,podem deixar marcas para a ...

Terra
1 month 13 days

Continuasao de bom trabalhos Cabo Verde para todo os que querem ser parte da limpeza dos bandidos e fascista ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos