domingo, 23 fevereiro 2025

Presidente da República defende “oficialização plena” do crioulo no quadro dos 50 anos da Independência Nacional

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu, segunda-feira, 10, em Santo Antão, a oficialização plena da língua materna no quadro das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.

 

Porém, coloca-se “a grande questão” relacionada com as variantes, mas no entender de José Maria Neves, existe, actualmente, mais intercâmbios entre as ilhas, o que tem facilitado a integração e a mistura do crioulo.

 

“Eu acho que devemos trabalhar para, no quadro dos 50 anos da Independência Nacional, oficializar plenamente a língua materna, a única que une os cabo-verdianos”, notou, segundo a Inforpress, José Maria Neves, que falava durante uma aula magna na Escola Técnica João Varela, no Porto Novo, sobre o percurso político de Cabo Verde.

O chefe de Estado disse acreditar que já há condições para a oficialização plena do crioulo, porquanto já existem gramáticas, dicionários e estudos sobre a língua materna.

Segundo a mesma fonte, os próprios especialistas entendem que se deve avançar para a oficialização da língua materna, avançou o chefe de Estado, explicando que a própria Constituição da República recomenda a criação de condições para a oficialização plena do crioulo.

Porém, coloca-se “a grande questão” relacionada com as variantes, mas no entender de José Maria Neves, existe, actualmente, mais intercâmbios entre as ilhas, o que tem facilitado a integração e a mistura do crioulo.

De todo o modo, é preciso o consenso entre os partidos políticos”, entende o Presidente da República, para quem se deve trabalhar para que a oficialização plena da língua materna aconteça no quando das comemorações do quinquagésimo aniversário da Independência de Cabo Verde.

José Maria Neves está a realizar “presidência aberta” em Santo Antão, cumprindo hoje o segundo dia visita à ilha, com uma deslocação ao Planalto Norte e ao Tarrafal de Monte Trigo, refere a Inforpress.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
5 days 17 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
6 days 20 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
6 days 20 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos