domingo, 22 dezembro 2024

Tempo/Onda Tropical: IMP interdita saída ao mar de pequenas embarcações devido às condições climatéricas. Parte do Pontão de Santa Maria destruída pela fúria das ondas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto Marítimo e Portuário (IMP) interditou para as próximas 48 horas, a saída para o mar das embarcações de pesca local, botes e pequenas embarcações de boca aberta, enquanto se mantiverem estas condições de tempo, com tendência para intensificação significativa do vento, com consequente agravamento do estado do mar em Barlavento e a Nordeste/Norte/Noroeste do Arquipélago.

Parte do ponto turístico da ilha do Sal, o pontão Santa Maria, foi destruída hoje (11), pela fúria das ondas. Imagens mostram que a extremidade da estrutura caiu restando apenas os pilares frontais.

“Continua a ocorrer forte agitação marítima, com período de maior agravamento durante esta tarde e noite, abrangendo todas as ilhas de Barlavento, com ondas de E/NE, que poderão atingir 3 a 5,5 metros de altura, com abrandamento no início da manhã”, alertou hoje o INMG.

As viagens da CV Interilhas programadas para hoje com origem e destino a ilha de São Nicolau e a segunda viagem São Vicente/Santo Antão, prevista para as 11:00, foram canceladas devido à condições meteorológicas adversas, anunciou a companhia. 

Cabo Verde está desde quinta-feira sob a influência de uma onda tropical que vem condicionado o estado do tempo no arquipélago.

Foram desde ontem registadas situações de chuva intensa, com trovoadas e ventos fortes em quase todas as ilhas.

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), o vento continua a soprar forte de Este, com velocidades acima dos 45 km/h, por vezes com rajadas, sobretudo nas ilhas de S.Nicolau, S.Vicente e S. Antão, prolongando-se para esta noite/madrugada, abrangendo ao longo da tarde desta sexta-feira o sector norte de Sotavento.

Espera-se a continuação de chuva de intensidade variável em todo o arquipélago, por vezes em regime de aguaceiros, acompanhada de trovoadas.

Entretanto, o Serviço Nacional de Proteção Civil - Cabo Verde (SNPCB) aconselha a população a redobrar as medidas preventivas, limpando as saídas da água, redobrar a atenção no trânsito e reduzir a velocidade.

O INMG informa que fará o permanente acompanhamento, atualizando e divulgando informações sobre a evolução do sistema. 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
16 days 23 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
18 days 21 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 12 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos