sexta-feira, 12 julho 2024

Forças Armadas chineses e brasileiras com amplos interesses comuns - China

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O ministro da Defesa chinês salientou hoje que as forças armadas da China e do Brasil tem amplos interesses comuns, após um encontro com o comandante do exército brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Durante o encontro em Pequim, o ministro da Defesa chinês, Jun Dong, destacou a "base sólida de cooperação e os amplos interesses comuns" partilhados pelas forças armadas dos dois países, salientando que "o aprofundamento destas relações" apresenta "amplas perspetivas para o futuro", noticiou a agência noticiosa oficial Xinhua.

O ministro chinês apelou a ambas as partes para "aumentarem a troca de experiências e conhecimentos", com o objetivo de "elevar as relações militares China - Brasil a novos patamares".

Ribeiro Paiva manifestou a vontade do exército brasileiro de "intensificar a comunicação e o intercâmbio" com as forças chinesas e "aprofundar a cooperação em vários domínios".

O encontro é mais um episódio das trocas entre Pequim e Brasília, num ano em que o estabelecimento de relações entre os dois países completa 50 anos.

Durante um encontro com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, em julho passado, o Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que Brasil e China "defendem conjuntamente os interesses dos países em desenvolvimento".

Xi sublinhou que, num mundo "em constante mudança", a China e o Brasil, "como grandes países em desenvolvimento e mercados emergentes, têm uma vasta gama de interesses estratégicos comuns".

De acordo com dados oficiais, a China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2008.

O mercado chinês foi o destino de 30 % das exportações brasileiras em 2023, quando as vendas para o país asiático totalizaram 104 mil milhões de dólares (96 mil milhões de euros), constituídas maioritariamente por produtos alimentares e matérias-primas.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 9 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 7 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 11 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências