sexta-feira, 12 julho 2024

PM cabo-verdiano participa na Conferência pela Paz na Ucrânia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O primeiro-ministro cabo-verdiano vai participar na Conferência para a Paz na Ucrânia, este fim-de-semana, na Suíça, onde terá também um encontro bilateral com o seu homólogo do Canadá, anunciou hoje o Governo.

Ulisses Correia e Silva viaja a convite do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e da Presidente da Suíça, Viola Amherd. 

A cimeira decorre sábado e domingo em Burgenstock, nos arredores de Lucerna, centro da Suíça e, segundo o Governo cabo-verdiano, vai "aprofundar os debates sobre a estratégia de paz ucraniana e outras propostas de paz que respeitem a Carta das Nações Unidas e os princípios da lei internacional", lê-se em comunicado.

O objetivo é "inspirar um processo de diálogo" para "uma paz abrangente, justa e duradoura" na Ucrânia, estabelecendo um "entendimento comum" para um quadro de paz e definir um roteiro para o envolvimento das partes no processo, acrescenta.

À margem da cimeira, o chefe do Governo de Cabo Verde terá encontros bilaterais, nomeadamente com o seu homólogo do Canadá, Justin Trudeau.

A participação de Cabo Verde sublinha o compromisso do país com a "paz global e a ordem internacional baseada em regras, num momento em que a guerra na Ucrânia continua a devastar vidas e a desestabilizar a segurança europeia, com repercussões económicas sentidas em todo o mundo", lê-se ainda no mesmo comunicado.

A Conferência para a Paz na Ucrânia juntará representantes de mais de 90 países e organizações, incluindo Portugal, mas não da Rússia nem da China, entre outros ausentes de peso.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 8 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 7 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 10 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências