O presidente da Juventude do PAICV (JPAI) Fidel Cardoso de Pina denuncia aquilo que considera ser «a falta de políticas públicas para combater o desemprego jovem em Cabo Verde», ao mesmo tempo que afirma que «Ulisses Correia e Silva, Primeiro-ministro, tem desiludido bastante os jovens cabo-verdianos no que diz respeito aos caminhos apontados». Tudo por concluir que o chefe do governo suportado pelo MpD continua a prolongar as suas promessas com a juventude, sem que tenham saído do plano das intenções, de forma vaga, sem metas associadas e sem evidência de priorização.
“É preciso que este Governo do MpD perceba que a situação de pobreza que os jovens se encontram mergulhados não é inevitável se houver uma vontade política para mudar”, pede o presidente da JPAI.
Estas declarações do presidente da JPAI foram proferidas em conferência de imprensa realizada hoje, na sede do partido, na cidade da Praia. Segundo Fidel Cardoso de Pina que cita dados do INE, Cabo Verde conta com uma camada da população jovem na ordem dos 63% e este, conforme a mesma fonte, é o segmento mais qualificado da nossa nação, razão pela qual, não pode ser desperdiçado e desvalorizado.
“Fica claro que temos de mudar o discurso que os jovens são o futuro, porque os jovens são também o presente. Se as políticas públicas de hoje não forem as que melhor preparam e valorizam os jovens, o futuro fica comprometido, mas o presente também”, reflete.
Conforme alerta de Pina, que é também Deputado Nacional, o desemprego e a falta de rendimentos constituem os maiores problemas da juventude em Cabo verde. Adverte que são milhares os jovens afetados pelo desemprego, pela perda repentina do poder de compra e dos seus rendimentos, afetando de forma dramática aqueles que estão no sector informal, quando, segundo os dados do INE, mais de metade dos empregos, cerca de 53%, são considerados como informais e não beneficiam da proteção social.
Acrescenta ainda que, embora esteja ciente da necessidade existente, não há respostas claras por parte do Governo do MpD e de Ulisses Correia e Silva para resolver a problemática do desemprego jovem.
150 mil desempreagos
A fazer fé nos últimos dados do INE, o país regista uma elevada população inativa, a grande maioria jovens, de mais de 150 mil pessoas.O líder da juventude do maior partido da oposição revela ser preocupante que a população subempregada estimada seja de mais de 22 mil pessoas, essencialmente no mundo rural. Considera particularmente grave que cerca de 52 mil jovens cabo-verdianos estejam tanto sem emprego, como fora do sistema de ensino ou formação.
Para este reponsável da JPAI não há como continuar a ignorar esta triste realidade e as múltiplas evidências de que os jovens neste país são os mais afetados pelos subemprego, pelos empregos precários com baixos salários, pela falta de oportunidades econômicas, pelas más condições habitacionais, pela descriminação no acesso ao emprego e aos altos cargos públicos na esfera pública e para pública, pela obtenção de bolsas para a formação profissional certificada e da formação superior especializada, enfim as maiores vítimas do falhanço da Governação do MpD e do Dr. Ulisses Correia e Silva, que tem dado sinais visíveis e claros de algum cansaço e esgotamento.
Segundo o alerta da OCDE, aos países e governos, em cada crise, os jovens, os mais qualificados, são os que mais ficam para trás ou simplesmente partem, como tem acontecido em Cabo Verde, com a fuga massiva de cérebros do país, em busca de melhores oportunidades e condições de vida, que infelizmente o atual Governo do MpD não tem conseguido proporcionar, afirma Fidel. “Atualmente os nossos jovens (e não só) estão tão desesperados com a falta de oportunidades reais em Cabo Verde que não olham os meios para saírem do país. Entendemos, sinceramente, que só elegendo a juventude como uma das grandes prioridades da governação podemos almejar enfrentar os desafios nos dias de hoje e construir um melhor presente e futuro de Cabo Verde”,sublinha.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments