A Embaixada de Cabo Verde em Portugal anunciou o falecimento, hoje, de Georgina Benrós de Mello, cabo-verdiana, licenciada em Economia pela Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Património, Turismo e Desenvolvimento, pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde. Cnforme vários comentarios, a sua morte, enquanto ativista poltica e social que foi, constitui uma perda para o país.
Nas redes socais, regista-se chuva de mensagens de condolências de pessoas e personalidades nacionais, realçando de que «a morte de Georgina Melo constitui uma grande perda para Cabo Verde». É que antes e depois da independência nacional, ela se tornou numa das poucas mulheres influentes na política ativa no país. Além de ter sido conselheira do antigo Primeiro-ministro Pedro Pires, foi coordenadora do Sector Urbano do PAIGC na Praia e dirigente da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).
Em nota de pesar publicada na sua página oficial de Facebook, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal destacou que Georgina Mello trabalhou como economista em Cabo Verde, Timor-Leste e Portugal.
«Desempenhou funções tanto no sector público quanto no sector privado em Cabo Verde. Em Timor-Leste, conduziu o processo de instalação da agência nacional responsável pela promoção do investimento e das exportações, designada TradeInvest Timor-Leste, tendo sido sua primeira Diretora Executiva. Em Portugal, dirigiu o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tendo sido sua primeira Diretora Geral, funções que exerceu durante dois mandatos, de fevereiro de 2014 até fevereiro de 2020», lê-se na nota referida.
Acrescentou que Melo exerceu igualmente funções em outras organizações internacionais e, em organizações da sociedade civil. Trabalhou com projetos de diferentes fundos e agências das Nações Unidas, em Cabo Verde, bem como com projetos financiados pelo Grupo Banco Mundial, tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste.
«A Embaixada e os funcionários desta Missão apresentam à família enlutada e amigos de Georgina Mello as suas mais sentidas condolências e a sua plena solidariedade nesta hora de luto e de dor», conclui a nota de pesar da representação diplomática da cidade da Praia em Portugal.
Morreu a mulher, mas a sua obra continua. Que descanse em paz!
Terms & Conditions
Report
My comments