domingo, 31 agosto 2025

Fogo: Faleceu  Marta «Berta» da Silva Fernandes com 108 anos. Chã das Caldeiras de luto

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Foi a enterrar hoje, no cemitério da cidade de São Filipe do Fogo, a centenária Marta da Silva Fernandes, mais conhecida por Berta de Chã das Caldeiras, que residia atualmente em Chãozinha, Monte Grande. Num total de 166 descendentes próximos, Berta de Mané Mimi (Manuel Barros) como também era chamada, deixou cinco filhos e 36 netos -  um deles é o atual Presidente da Câmara  Municipal de Santa Catarina, Manuel Teixeira.

 A população de Chã das Caldeiras, onde viveu maior parte da sua vida com os filhos e familiares próximos,  encontra-se de luto com o falecimento  de Berta. Partiu  mas, ficou o seu rico legado de mulher hospitaleira, conselheira e amiga de crianças,  jovens e adultos.

Com 108 anos,  Maria da Silva Fenandes fazia parte da lista de pessoas mais idosas da ilha do Fogo. Morreu de repente, nesta quinta-feira, 07 de Agosto,  depois de ter servido o  peqeuno almoço de forma normal  e sentir-se  horas depois mal  quando foi repousar  em sua cama na  atual residência em Chãozinha. O seu funeral aconteceu por volta das 12:00 horas desta sexta-feira  no cemitério da cidade de São Filipe, depois  dos irmãos adventistas de Sétimo Dia terem proferido um pequeno culto de consolo à família  na sua casa.

Nascida em 25 de maio de 1917, Berta foi mãe  de cinco filhos – três raparigas e dois rapazes. Deixou 36 netos, 115 bisnetos e 10 trinetos, perfazendo um total de 166 descendentes mais próximos.

 

Legado de conselheira e amiga

Figura muito popular, Maria da Silva Fernandes  recebia com hospitalidade toda a gente que a visita na sua residência. Saía sempre com esta quadra: «Mim é  Berta da Silva/morada na correnteza do vulcão do Fogo, na Portela», recordou consternado o seu filho José  António.

Quando este jornal a entrevistou em Chãozinha – Monte Grande para  explicar  o segredo de viver mais de 100 anos de vida,  Berta Mané Mimi revelou, entre outros aspectos, que tudo se deveu  principalmente à uma boa alimentação  com produtos naturais.

A população de Chã das Caldeiras, onde viveu maior parte da sua vida com os filhos e familiares próximos,  encontra-se de luto com o falecimento  de Berta. Partiu  mas ficou o seu rico legado de mulher hospitaleira, conselheira e amiga de crianças,  jovens e adultos. Que a terra lhe seja leve.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day 9 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 15 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
2 days 2 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos