sexta-feira, 29 março 2024

Portugal: Cabo-verdiana arguida por ter abandonado filho num ecoponto e destaque na imprensa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O caso de uma jovem cabo-verdiana, de nome Sara e natural do Tarrafal de Santiago, que abandonou o filho num caixote de lixo, em Lisboa, tem estado em destaque na imprensa em Portugal. Daniel Virella (ver foto), médico da Unidade de Cuidados intensivos Neo-natais do Hospital Dona Estefânia, disse que o recém-nascido "é um bebé saudável". Perante o impato desse crime, a Embaixada de Cabo Verde reagiu, alertando que "nestas situações" é sempre mais "avisado compreender para ponderar as ações adequadas do que condenar à partida, no pressuposto de crueldade intencional".

Conforme a Lusa que foi investigar, Sara, mãe da referida criança, tem 22 anos, é cabo-verdiana e morava numa tenda, na rua, há sete meses, vivendo de forma ilegal em território português há cerca de dois anos.

A Polícia Judiciaria portuguesa usou video-vigilância de terminal de cruzeiros para identificar e prender a mulher que se livrou de recém-nascido num ecoponto, perto de uma discoteca lisboeta.

Segundo a mesma agência, a arguida está indiciada da prática de homicídio qualificado, na forma tentada.

Para a PJ portuguesa, a mãe do recém-nascido agiu sozinha, o parto foi feito na via pública, e nunca revelou a gravidez a ninguém, vivendo numa situação "muito precária na via pública".

Salienta que a mulher estava consciente, sem perturbações mentais, não apresentando sinais de consumo de drogas - ela que não tem antecedentes criminais.

Sobre o pai do recém-nascido, a polícia portuguesa afirmou que o mesmo "não se encontra na cidade ou na região", enquanto a jovem disse na altura da sua detenção que não sabia quem era o genitor do filho.

A mesma fonte descreve que o recém-nascido foi encontrado por um sem-abrigo, ainda com vestígios do cordão umbilical, e foi depois transportado ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, a inspirar alguns cuidados.

Daniel Virella, responsável pela unidade de cuidados intensivos neo-natais do Hospital Dona Estefânia, disse que o recém-nascido "é um bebé saudável".

Quem é a jovem cabo-verdiana?

Segundo as informações recolhidas pelos meios de comunicação portugueses e o Asemanaonline, a jovem cabo-verdiana, de 22 anos, é natural do Tarrafal de Santiago. Familiares garantem que, tendo conseguido apenas uma vaga numa universidade lusa, mudou-se para Portugal a fim de estudar há cerca de dois, com a intenção de morar inicialmente com um irmão com quem ia mantendo contactos à distância. Ao chegar Lisboa, esse irmão deixou-a à sua sorte. Sara entrou em território português com um visto turístico, mas nunca chegou a pedir autorização de residência temporária. Permaneceu ilegal, prostituiu-se e foi viver na rua. Agora aguarda pelo julgamento no Estabelecimento Prisional de Tires.

Em comunicado distribuído à imprensa, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal anunciou que vai fazer diligências para "recolher mais informações" e prestar todo o apoio necessário à jovem.

Conforme a Lusa, a Embaixada explica que situações desta natureza estão associadas a "casos de profundo desespero, de grande perturbação ou de desequilíbrios emocionais muito fortes", acrescentando que "nestas situações" é sempre mais "avisado compreender para ponderar as ações adequadas do que condenar à partida, no pressuposto de crueldade intencional", concluiu a representação diplomática da cidade da Praia em Lisboa.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

José Anónimo
19 hours 35 minutes

E, porque é que não pedem um parecer aos utentes? Qual é o impacto se um jet-ski provocar um acidente a um banhista?

Meu nome
13 days 22 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
14 days 16 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências