sábado, 22 fevereiro 2025

Cabo Verde e Burkina Faso vão criar comissão mista para dinamizar cooperação bilateral

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O novo embaixador do Burkina Faso disse esta terça-feira, no Mindelo, que os dois países desejam dinamizar a cooperação nas áreas como comércio, mobilidade regional e segurança, pelo que deverão criar uma comissão mista para analisar estas questões.

Saidou Maiga falava à imprensa após entregar as suas cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, no Palácio do Povo, em São Vicente.

Segundo o diplomata, apesar do seu país ter saído da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), “Burkina Faso está, do ponto de vista geográfico, no espaço que é a África Ocidental” e explicou que isso lhes “impõe, historicamente, escolhas, estratégicas e decisões a tomar e também a seguir o diálogo” com irmãos da região.

Pelo que, observou, “seja do lado da CEDEAO ou dos países, o interesse superior das populações e dos Estados será tido em conta”.

“Eu penso que, em breve, nós vamos dinamizar a cooperação bilateral, através da formação de uma comissão mista para conversar sobre todas as questões da mobilidade, da segurança e do comércio”, afirmou o embaixador burquinabê, para quem em qualquer caso será dado atenção a tudo o que estiver no interesse do povo Cabo Verde e do povo do Burkina Faso.

O Presidente da República recebeu, também, as cartas credenciais do embaixador da Tunísia, Rashid Saidini, que terá residência em Dacar.

Conforme Rashid Saidini, o encontro “foi oportuno para ouvir os conselhos e a visão” de José Maria Neves sobre “as relações bilaterais e oportunidades de cooperação entre os dois países, tanto no campo africano quanto no campo bilateral”.

Sobre as áreas de interesse mútuo, o diplomata tunisino frisou que “todos os aspectos são possíveis”, mas colocou a tónica “na saúde, formação profissional, ensino e trocas comerciais” como áreas chaves para “fortalecer as relações bilaterais”.

Por sua vez, o novo embaixador da Costa do Marfim em Cabo Verde, Mamadou Haidara, que também terá residência em Dakar, após entregar as cartas credenciais, explicou que o foco da reunião com o PR de Cabo Verde foi o reforço da cooperação bilateral.

Especialmente, clarificou, na área da agricultura, em que a Costa do Marfim se destaca como "uma das grandes potências" no continente africano, mas também no domínio dos recursos haliêuticos.

Também revelou que há interesse de grandes empresários do seu país em estabelecer cooperação com Cabo Verde no ramo imobiliário.

Além disso, o diplomata  destacou que na Costa do Marfim “há uma forte presença de cabo-verdianos que são também ivoirenses” e que eles constituem “um grande activo para o reforço da cooperação bilateral” entre os dois países.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
5 days 3 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos