O festeiro principal da Banderona 2025, João Pedro Fernandes, incluiu na programação e preparou um conjunto de actividades especiais para as crianças de Campanas de Baixo, palco das festividades.
Para hoje, o festeiro principal preparou actividades para as crianças de jardim infantil de Campanas de Baixo, onde as crianças terão a oportunidade de participar de brincadeiras e muitas actividades recreativas.
Para quinta-feira, 20, está programado um intercâmbio entre alunos do 1.º ao 4.º ano das escolas de Campanas de Cima, Ribeira Filipe, Ponta Verde, Galinheiro, São Jorge e Campanas de Baixo para um dia de diversão, aprendizagem e integração.
A programação inclui uma apresentação especial do humorista Tikai e seu grupo, que chega da cidade da Praia com 12 membros, disse o festeiro principal.
No mesmo dia, um concurso de Talaia Baxu, género musica genuinamente foguense, será realizado com participação de pessoas de todas as idades e a presença dos maiores violinistas da ilha do Fogo, como Vávo, Breka, Nhô Mendes e Manuel, referiu João Pedro Fernandes.
A mesma fonte sublinhou que a Banderona 2025 está recheada de música tradicional, e o concurso contará com a presença de um grupo de batucadeiras da cidade da Praia, composto por dez elementos.
Em relação à música, o evento contará com uma grande variedade de artistas, incluindo os grupos “Cotxi Pó” e vários grupos locais da ilha do Fogo, como “Fogo em Chama”, “Pó di Lume”, “Riba d´Ora”, “Bem de Longe”, “Vavo e Banda” e “Sete Sóis e Sete Luas”, além de artistas que chegam dos Estados Unidos, como Adérito de Pina, Chico Montano e Chris Centeio, que se apresentarão entre os dias 21 e 24 de Fevereiro.
Além destes artistas, estão confirmados Trakino, Prego Prego, Zé Rui e Rui de Bitina.
A festa de Banderona este ano teve o seu início no dia 01 de Fevereiro termina no próximo dia 24 com o tradicional almoço e a passagem de bandeira para o festeiro de 2026.
A Banderona, uma mistura do religioso e do profano, é uma celebração importante na comunidade de Campanas de Baixo, marcada por sua rica tradição cultural e devoção popular e é considerada uma das festas mais emblemáticas da ilha do Fogo, atraindo também muitos emigrantes que retornam à terra natal para participar dessa celebração única.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments