A região da Grande Lisboa foi atingida esta segunda-feira por um sismo com magnitude de 4.7 na escala de Richter com epicentro registado no sudoeste de Seixal, junto à Costa de Caparica, no distrito de Setúbal.
O sismo registado às 13:24 locais nas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que no domingo, 16, pelas 23:48, detectou também um sismo na mesma zona, a sudoeste do Seixal, de magnitude 1.6.
A Inforpress conseguiu falar com alguns cabo-verdianos, uns em casa, outros no trabalho, em diferentes zonas, como Odivelas, Seixal, Almada, Alcântara, Olivais, centro de Lisboa, que confirmaram terem sentido o abalo.
A protecção civil já comunicou também que até ao momento não foi registado feridos ou danos materiais.
O sismo aconteceu seis meses depois da última ocorrência, a 26 de Agosto de 2024, em que em Agosto, no dia 26, também foi registado um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter com epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines.
No dia 28 de Fevereiro de 1969, um terremoto de magnitude 7.9 ocorreu a aproximadamente 200 quilómetros de Sagres e durou cerca de quatro minutos, tendo resultado na morte de 13 pessoas e deixou dezenas de feridos.
Em 1755, um grande sismo assolou Lisboa, estimando-se que sua magnitude tenha ultrapassado 8 na escala de Richter, e calculando-se que pelo menos 30 mil pessoas tenham perdido a vida.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments