Pessoas entrevistadas pela Inforpress, por ocasião do Dia de São Valentim, criticaram a forma como andam os relacionamentos de hoje entre os casais, afirmando que se tornou um negócio e que é preciso mais respeito.
Esta sexta-feira, 14, comemora-se o Dia de São Valentim, também conhecido como o Dia dos Namorados, data que celebra o amor e a união das pessoas que se amam em várias partes do planeta.
Foi escolhido por ser a data em que um bispo da Igreja Católica, chamado Valentim, foi morto em Roma pelo facto de ter desobedecido ao imperador, realizando casamentos às escondidas, em plena guerra.
Entretanto, pessoas entrevistadas pela Inforpress criticaram a forma como andam os relacionamentos de hoje entre os casais e também a amizade, que segundo dizem, já não é como antigamente, em que era “mais verdadeira e com menos interesse”.
Para o jovem Odair Rodrigues, hoje em dia, sobretudo no mundo virtual, as relações tornaram-se mais complicadas, e, a seu ver, para que haja um relacionamento forte, duas pessoas devem se conhecer bem primeiramente, ser amigos, e só depois pensar em arranjar qualquer compromisso sério.
“Acho que muitos conflitos na relação, separação, têm a ver com o que não previmos antes, então penso que deve haver tempo antes de se assumir qualquer compromisso, e não começar a se relacionar, após um simples “oi” virtual ou logo no primeiro momento”, disse.
Caso contrário, acrescentou, a separação chega mais cedo e isso mais tarde vai afectar principalmente as crianças, que muitas vezes ficam ao cuidado da mãe, que se torna mãe e pai ao mesmo tempo.
Também Ronise Veiga, compartilha a mesma opinião de que o relacionamento já não é a mesma coisa, e justifica que actualmente não há respeito, porque tanto homens como mulheres acham que devem ter dois ou três parceiros.
“É preciso mudar, pensando que um homem deve ser para uma mulher e vice-versa porque hoje em dia tem havido muita separação por causa disso, tornando um relacionamento tóxico”, disse sublinhando que é também por esta razão que muitas pessoas estão a preferir “ficar sós, do que estarem mal acompanhadas”.
A mesma fonte criticou ainda o relacionamento virtual, e avalia esta prática por muitos na actualidade como uma forma de conseguir alguma ajuda financeira.
Por seu lado, Carlos Gomes afirmou que é preciso mudar o comportamento, com aposta num relacionamento mais verdadeiro entre os casais, que segundo o mesmo tornou-se num negócio.
Aconselhou, neste sentido os jovens que acreditem no amor verdadeiro e a não fazerem do amor e da amizade um negócio, em que possam tirar proveito.
Contudo, todos são da opinião de que é importante celebrar sim o São Valentim, mas que o ideal seria celebrar esta data todos os dias para que estes sentimentos não se desgastem, oferecendo flores, não apenas no dia 14 de Fevereiro ou então quando as pessoas morrem.
Nesta data vários restaurantes e hotéis do país aproveitam para realizar “jantar especial” oferecendo aos casais, namorados e amigos opções de não deixar a data passar despercebida, assim como lojas que disponibilizam opções de presentes para ofertar a pessoa amada.
Na cidade da Praia, a Geração B-Bright, juntamente com os seus parceiros, realiza hoje, na Praça Alexandre Albuquerque, no Platô, um leque de actividades alusivas ao dia de São Valentim que incluem feiras de saúde, declamação de poesia, apresentação de livro e outras actividades.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments