O bispo da Diocese de Mondoñedo-Ferrol (Espanha), Dom Fernando Garcia, enalteceu na quinta-feira o esforço contínuo das autoridades locais em apoiar os cabo-verdianos no exterior e encorajou o aprofundamento deste compromisso.
Dom Fernando Garcia está em Cabo Verde de 15 a 20 de Janeiro, a convite da Diocese de Santiago, para participar nas celebrações do Jubileu da Diáspora, parte do Decénio da Celebração dos 500 anos da Igreja Católica no país.
“O tema das migrações não é apenas uma questão social ou económica. É um pilar fundamental para o futuro de Cabo Verde”, afirmou Dom Fernando Garcia durante a entrevista após a audiência com o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.
Representante da Conferência Episcopal Espanhola no tema das migrações, Dom Fernando Garcia também realçou o impacto positivo da diáspora cabo-verdiana em Espanha.
“Os cabo-verdianos que vivem no meu país contribuem não só para a economia espanhola, mas também para o fortalecimento da identidade de Cabo Verde no mundo. Esse elo precisa ser alimentado com políticas e iniciativas que promovam o sentimento de pertença e o orgulho pela sua terra natal”, destacou.
O bispo enfatizou o papel central da Igreja Católica como ponte entre as comunidades locais e as suas diásporas e classificou o Jubileu da Diáspora como um marco inspirador para reforçar laços, celebrar a fé e reflectir sobre os desafios e oportunidades de um mundo cada vez mais globalizado.
A visita de Dom Fernando Garcia a Cabo Verde está a ser apontado pelas autoridades religiosas como sendo, “não é apenas um gesto simbólico” mas um chamado à acção para que Cabo Verde continue a valorizar a diáspora como um dos seus maiores patrimónios e a investir no seu potencial como motor de progresso nacional.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments