quarta-feira, 05 fevereiro 2025

Moçambique/Eleições: Mondlane declara-se "Presidente eleito pelo povo" e promete anunciar na sexta-feira medidas governativas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O candidato presidencial moçambicano Venâncio Mondlane disse esta quarta-feira, no Facebook, que sexta-feira vai apresentar medidas governativas para os primeiros 100 dias do seu alegado mandato, pois é o "Presidente eleito pelo povo".

Venâncio Mondlane reiterou, num direto feito ao princípio da noite de quarta-feira em Maputo, que foi eleito Presidente, pela vontade do povo, nas eleições de 09 de outubro, e que sexta-feira, pelas 15:00 locais, vai fazer uma 'live' em que indicará "as medidas governativas para os primeiros 100 dias" do que afirmou ser o seu mandato "como Presidente eleito pelo povo, de forma aberta e original".

"Os setores público e privado vão ter de cumprir", assim como o Daniel Chapo, o candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) confirmado vencedor das eleições presidenciais pelo Conselho Constitucional e empossado hoje como Presidente da República, declarou.

Mondlane começou por agradecer a todos os moçambicanos "que estão na rua desde segunda-feira, determinados a impor a verdade do Moçambique original".

Referiu também palavras de solidariedade para com todas as famílias que perderam entes queridos nas mãos "das entidades de segurança", acrescentando que a sua própria mãe foi hoje agredida pelas forças policiais, sem dar mais pormenores.

Acusou ainda Daniel Chapo de ser um "bom aluno" após ter ouvido o seu discurso na sua tomada de posse como Presidente de Moçambique, hoje, em Maputo.

"Tivemos uma tomada de posse do candidato nomeado pelo Conselho Constitucional, não o candidato eleito. Foi um teatro, um espetáculo de circo", disse.

Segundo Mondlane, o local da tomada de posse de Chapo, a Praça da Independência, "estava próximo de uma cerimónia fúnebre, repleta de armas e terror".

"Foi uma cerimónia fechada, triste, que fica na História pela negativa. Já eu, quando tomei posse, em 09 de janeiro [dia em que regressou a Moçambique após dois meses e meio fora do país por alegadas questões de segurança], foi num ambiente aberto, no aeroporto, próximo do povo", indicou.

Na sua opinião, o mandato de Chapo terá como a maior arte a "cabulação" (cópia).

"Ouvi as linhas de governação e 95% das linhas foram o que apresentei na campanha eleitoral. Ele é um bom aluno", ironizou.

Todavia, Mondlane realçou que Chapo não lhe copiou as medidas de combate à corrupção "por ser fraudulento".

"[Chapo] Usou um avião de Estado quando não era Presidente, tem empresas que nunca pagaram impostos ao Estado. Ele próprio é corrupto e nem consegue apresentar medidas sem olhar para um papel a cabular. Não sei como vai combater a corrupção", salientou.

"Fico satisfeito por ter um grande aluno, é muito fiel, mas cabula muito. Ele que esteja atento sexta-feira para depois cabular de forma correta", concluiu.

Em 23 de dezembro, Chapo, 48 anos, foi proclamado pelo Conselho Constitucional (CC) como vencedor da eleição a Presidente da República, com 65,17% dos votos, nas eleições gerais de 09 de outubro, que incluíram legislativas e para assembleias provinciais, que a Frelimo também venceu.

O candidato presidencial Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados eleitorais, convocou três dias de paralisação e manifestações, desde segunda-feira, contestando a tomada de posse dos deputados eleitos à Assembleia da República e a investidura do novo Presidente da República.

A eleição de Daniel Chapo tem sido contestada nas ruas desde outubro, com manifestantes pró-Mondlane - que segundo o CC obteve apenas 24% dos votos mas que reclama vitória - a exigirem a "reposição da verdade eleitoral", com barricadas, pilhagens e confrontos com a polícia.

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 9 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 5 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 1 hour

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos