sexta-feira, 22 novembro 2024

Presidente da CRE do Tarrafal refuta acusações e assegura trabalho com “imparcialidade e legalidade”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Mário Tavares refutou essas acusações em declarações à imprensa, em resposta à Comissão Política Regional (CPR) do PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde) em Santiago Norte, garantindo que a comissão opera com “imparcialidade e dentro da legalidade”.

O presidente da CRE refutou as acusações, explicando que a comissão segue um plano de trabalho e horários definidos, incluindo horários especiais conforme o artigo 48 do Código Eleitoral durante os períodos eleitorais.

Tavares destacou que os delegados dos partidos políticos são informados sobre o calendário de funcionamento da CRE, e que as actividades são comunicadas por vários meios de comunicação.

Igualmente, acrescentou ainda que a comissão inclui representantes de todos os partidos, garantindo a transparência e o trabalho em equipa.

Em relação às acusações da CPR do PAICV, diz que recaem sobre os dias 14 e 15 de Setembro, em que a CRE recenseou 45 pessoas, incluindo 23 novas inscrições e 22 transferências, e esclareceu que o processo “foi conduzido conforme a lei”.

Diante desta situação, relembrou que a CRE “Não pode impedir nenhum cidadão de fazer a sua inscrição ou a sua transferência”, justificando que o artigo 59 diz que se deve fazer a inscrição de pessoas baseado no cartão de eleitor, mas que nesse momento, não existe cartão do eleitor, e o verbete é preenchido automaticamente nos kits.

Este responsável explicou que as transferências ocorreram porque os cidadãos afirmaram residir no Tarrafal, onde trabalham há muito tempo na construção civil.

Finalizando, questionou a coerência da CPR do PAICV, recordando que em 2020, também houve várias transferências, levantando a questão se, na altura, a CRE estaria a favorecer o PAICV.

Actualmente, o município do Tarrafal conta com 22 localidades, 30 postos de recenseamento e um total de 11.666 eleitores. Em 2024, já foram feitas mais de 200 novas inscrições.

A semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
10 days 1 hour

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
12 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 22 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos