terça-feira, 01 julho 2025

São Vicente: Augusto Neves reafirma compromisso de resolver os desafios da ilha

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A cerimónia foi testemunhada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que assegurou que o sentido de compromisso deverá prevalecer sobre todos os outros interesses para “garantir a estabilidade e governabilidade do município”.

 

O candidato do Movimento para a Democracia (MpD), vencedor das eleições de 1 de Dezembro, tomou posse pela quarta vez consecutiva num acto testemunhado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e que contou com uma concertação inédita entre o seu partido e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para constituição da nova mesa da assembleia municipal.

No discurso, após o empossamento, começou por reafirmar o seu compromisso com cada morador.

Os desafios são imensos, mas a união em torno de um objectivo comum, que é melhorar a qualidade da vida de todos, é o caminho para obtermos o sucesso”, lançou, com apelo para que se deixe de lado as diferenças políticas e ideológicas e haver união.

O alvo maior, segundo a mesma fonte, é gerar emprego e renda e, daí, o foco, essencialmente, na resolução dos problemas das pessoas e na promoção dos interesses da ilha.

Mais, ajuntou Augusto Neves, no seu mandato vai dar particular atenção ao sector social.

Continuaremos a investir no ser humano como principal agente de desenvolvimento, na sua educação e formação, nos cuidados de saúde, na habitação condigna, no acesso à água potável e energia eléctrica e no saneamento básico”, assegurou.

No acto foi ainda constituída a nova mesa da Assembleia Municipal de São Vicente que ditou Helena Fortes, do MpD, como presidente, Adilson Jesus, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), como vice-presidente, e Odair da Cruz, também do PAICV, como secretário.

Uma resolução efectivada após uma concertação inédita dos dois principais partidos do arco do poder, MpD e PAICV, com 15 votos a favor, nove de um e seis do outro, respectivamente, contra seis votos contra da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

A nova mesa deu posse de seguida aos 21 eleitos da assembleia, nove do MpD, seis do PAICV e seis da UCID, e ainda a Augusto Neves e demais vereadores da Câmara Municipal de São Vicente que ficaram discriminados com a seguinte sequência, António Duarte (PAICV), António Monteiro (UCID), Carla Monteiro (MpD), Rodrigo Martins (MpD), Luana Jardim (PAICV), Dora Pires (UCID), José Carlos da Luz (MpD) e Nelson Faria (PAICV).

A cerimónia foi testemunhada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que assegurou que o sentido de compromisso deverá prevalecer sobre todos os outros interesses para “garantir a estabilidade e governabilidade do município”.

O chefe do Governo afiançou que vai continuar a trabalhar com a mesma atitude de parceria que tem demonstrado, através da estratégia nacional de dinamizar a economia local, qualificar a mão-de-obra e estimular a inovação e o desenvolvimento de infra-estruturas locais.

Ulisses Correia e Silva terminou o discurso, augurando sucessos aos eleitos na “ingente e nobre tarefa” de governar uma ilha “tão exigente” como São Vicente.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 22 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 3 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 3 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos