O Governo, de acordo com uma nota governamental, vai estar representado pelo ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, nesta cerimónia prevista para as 10:00.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), liderada por Francisco Carvalho, foi vencedora das autárquicas neste município com 25.102 votos favoráveis, correspondente a 62,40 por cento (%) (maioria absoluta), tendo elegido todos os nove vereadores.
De acordo com os resultados oficiais publicados no Boletim Oficial de 13 de Dezembro, Francisco Carvalho, Adelsia Almeida, Fernando Pinto, Ricardo Fidalgo, Kyra Varela, Jorge Garcia, Bequeline Correia e Silva, Carlos Alberto Varela e Carlos Alberto Dias foram os candidatos eleitos a vereadores.
O Movimento para a Democracia (MpD), que concorreu com o antigo ministro Abraão Vicente, ficou no segundo lugar com 14.214 votos (35,34%), seguida do partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS), de Carlos Lopes “Romeu di Lurdes” com 527 votos (1,31%).
A lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), que concorreu com Juceliano Vieira, foi a menos sufragada, com 382 votações (0,95%).
Em relação à Assembleia Municipal, a lista do PAICV capitaneada por Clara Marques, elegeu 14 deputados, contra sete do MpD.
A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos dos 22 municípios do país, de acordo com uma nota governamental, inicia-se na quinta-feira, 19, e decorre até 21 do corrente.
O PAICV foi a grande vencedora das eleições autárquicas deste ano ao conquistar 15 câmaras municipais (um aumento de sete autarquias em relação a 2020) e 14 assembleias municipais (mais sete), contra sete autarquias conquistada pelo MpD (uma diminuição de oito câmaras) e oito assembleias municipais.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments