O acto, agendado para as 10:00, marca a instalação dos novos órgãos municipais, que, no caso de São Vicente, teve o Movimento para a Democracia (MpD) como vencedor.
Conforme os dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE) no site Autárquicas 2024, os resultados deram o MpD como o vencedor das autárquicas em São Vicente com 41,3 por cento (%) dos votos (11.238 votos), e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que cresceu nestas eleições e se posicionou como a segunda força política da ilha, ficou com 26,4% (7.192 votos).
A UCID, que era até agora a segunda força política, desceu para a terceira posição com 24,6% (6.668 votos).
As candidaturas independentes, Soncent katem Parada e Movimento Autónomo Sãovicentino (MAS), ficaram com os restantes dos votos, numa eleição em que a abstenção se situou em 50,4%, ou seja, 27.709 eleitores não foram votar.
A ilha de São Vicente é uma das primeiras ilhas onde acontece a tomada de posse, a 19 de Dezembro, mesmo dia em que diversos membros do Governo também oficializam a instalação dos novos órgãos municipais de concelhos como Santa Catarina e São Filipe (Fogo), São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos (Santiago) e Paul e Ribeira Grande (Fogo).
Na sexta, 21, os actos de tomada de posse estão marcados para os concelhos de Porto Novo (Santo Antão), Maio, Ribeira Brava e Tarrafal (São Nicolau), Cidade da Praia e Santa Cruz (Santiago), Mosteiros (Fogo) e Brava.
As cerimónias continuam no sábado, 21, nos concelhos do Sal e Boa Vista, e na Ribeira Grande, São Domingos, Santa Catarina, Tarrafal e São Miguel, todos em Santiago.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments