Salif Silva falava à imprensa, no âmbito de um encontro alargado sobre a “Preservação da Integridade das Eleições face à Desinformação e Informações Falsas durante o Período Eleitoral", promovido na cidade da Praia, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo este responsável a literacia digital é fundamental e cada vez mais premente, justificando que quando se dá ferramentas de conhecimento, sobretudo aos jovens, para lidarem melhor com os dispositivos tecnológicos, está-se a empoderá-los.
Entretanto, lembrou que o que se assiste actualmente no contexto das eleições é a questão da desinformação, dos “fake news”.
“A única forma de combater isso é termos cidadãos formados e conscientes da forma como devem utilizar a tecnologia”, defendeu, frisando que diversos países têm enfrentado ataques cibernéticos a instituições, como é o caso da própria Comissão Nacional de Eleições de Moçambique.
Daí que, afirmou, as instituições nacionais ligadas ao processo eleitoral estão apreensivas e a tomar todas as medidas necessárias.
Por isso, argumentou que esse encontro é importante por ser uma oportunidade de congregar todos os parceiros e as partes interessadas, no sentido de discutirem melhor formas de contornar essa ameaça que tem se revelado cada vez mais premente.
“O que esperamos é que possa sair daqui algumas linhas orientadoras que nos possam servir para desenharmos um plano de acção nesse combate”, reforçou.
O encontro promovido pela CNE antecede as eleições autárquicas de 01 de Dezembro, e constitui, segundo a instituição, um espaço de reflexão e debate sobre as estratégias para combater a desinformação no período eleitoral.
Reuniu jornalistas, académicos, profissionais da área jurídica e eleitoral, representantes de entidades reguladoras e órgãos de comunicação social, sociedade civil organizada, partidos políticos, estudantes e interessados no tema.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments