A celebração em honra a São Miguel Arcanjo, realizada hoje, no município da Calheta, Santiago, reuniu milhares de fiéis e devotos de várias localidades da ilha.
A missa, presidida pelo padre Ima, foi marcada por um apelo ao discernimento nas batalhas diárias e à importância de colocar Deus à frente de todos os desafios.
Na sua homilia, o sacerdote destacou que a festa de São Miguel convida os cristãos a reflectirem sobre as suas vidas, mantendo a fé e a firmeza nos valores religiosos, mesmo perante novas tendências e mudanças.
Citando as Sagradas Escrituras, padre Ima relembrou que tal como o profeta Daniel resistiu às tentativas de transformação impostas pelo rei Epifânio Antíoco IV os fiéis de hoje devem também preservar a sua fé e seguir os ensinamentos divinos.
Durante a celebração, o sacerdote sublinhou a mensagem de São Miguel, "Quem como Deus", reforçando que, apesar das mudanças no tempo e nas circunstâncias, “Deus permanece inalterável e eterno”.
O evento religioso, antecedido por uma procissão, contou com a participação de devotos de diversos pontos da ilha.
Entre os presentes, Aline Martins, vinda do município de Santa Catarina, expressou a sua gratidão e devoção aos três arcanjos – Miguel, Gabriel e Rafael – e fez pedidos de paz e harmonia.
Zacarias Moreira, que considera este um dia especial, destacou a sua vinda para agradecer pelo dom da vida e pelo aniversário da esposa.
Por sua vez, Joana Miranda, residente local, relatou que a sua presença anual é um sinal de fé e gratidão pelos milagres que atribui à intercessão de São Miguel.
Esta celebração marca o dia 29 de Setembro, data em que a Igreja Católica celebra os arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
A festividade foi instituída com o objectivo de unir a devoção aos três arcanjos, conforme a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, pois, antes eram celebrados cada um na sua data.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments