sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Profissionais que trabalham com casos de VBG capacitados em matéria de “Vitimação e Crime”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, em parceria com o Instituto Superior de Ciência Jurídicas e Sociais, arrancou esta segunda-feira uma acção de capacitação em “Vitimação e Crime” destinada a 35 profissionais da área.

O curso destina-se a profissionais e estudantes das áreas das ciências humanas e sociais e da saúde (criminologia, serviço social, psicologia, sociologia, educação social, direito, enfermagem, medicina e outros), directores técnicos, coordenadores de serviço que desempenham funções com vítimas de violência e crime.

Para a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, esta formação, que tem a duração de uma semana, vai ajudar os profissionais dessas diferentes áreas a actuarem em conjunto.

“Isto porque existe a questão da uniformização dos procedimentos, dos conceitos e também daquilo que é a articulação entre as principais entidades envolvidas nesta matéria, através de uma parceria que nós tivemos com o Instituto de Superior de Ciências Jurídicas e Sociais e também do apoio do Sistema das Nações Unidas”, disse.

O ministro da família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio presidiu a sessão de abertura da conferência que assinala o início do curso de capacitação em “Vitimação e Crime”, focado no impacto da violência baseada no género (VBG) nas crianças que convivem com o crime.

Destacou que a problemática da violência e do crime tem sido objecto de debate entre a comunidade científica, poder político e sociedade civil daí a necessidade de reforçar as acções de prevenção e protecção das vítimas.

“E um dos maiores desafios reside na necessidade urgente de compreender o impacto profundo que essa violência tem nas crianças que convivem com esse crime no ambiente familiar”, afirmou o ministro.

De igual modo, adiantou que o Governo está a preparar a sua participação na primeira conferência ministerial global para a eliminação da violência contra crianças que será realizada no próximo, mês de Novembro, na Colômbia, em que irá apresentar os principais compromissos do país neste âmbito, nomeadamente, o da prevenção e do combate à violência baseada no género.

Por isso, considerou ser fundamental a formação destinada a esses profissionais que trabalham na linha da frente com as vítimas e filhos, caracterizando como uma oportunidade de aprendizado e de troca de experiência.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
10 days 1 hour

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
12 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 23 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos