sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Tribunais de Cabo Verde tem 14 processos de insolvência e recuperação de empresas – coordenador

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os tribunais de Cabo Verde têm actualmente 14 casos de insolvência e recuperação de empresas, segundo revelou Luís Teixeira, coordenador da Unidade de Competitividade e conselheiro do primeiro-ministro.

O coordenador falava à imprensa na abertura da formação especializada sobre boas práticas internacionais em matéria de insolvência, que visa, sobretudo, capacitar os magistrados sobre as melhores práticas internacionais e dotá-los de ferramentas adequadas para a aplicação “justa e eficaz” da lei.

Promovida pelo Governo, em parceria com o Banco Mundial e a União Europeia, e organizada pela Unidade de Competitividade, a formação está enquadrada no ciclo de reformas que “contribuem significativamente” para a dinâmica do ambiente de negócios no país.

A iniciativa vem na sequência da necessidade de aprofundamento de conhecimento do regime legal da insolvência, sobre as melhores práticas internacionais e as ferramentas necessárias para a tomada de decisões “justas e eficientes”.

Para Luís Teixeira, a iniciativa é de “extrema importância”, já que neste momento nos tribunais do país estão 14 casos de insolvência e recuperação de empresas.

“Neste momento é fundamental ter essa formação aos nossos magistrados, porque a 2, 3 anos atrás nós tínhamos praticamente zero casos nos nossos tribunais e neste momento temos entre 13 e 14 casos”, indicou.

Conforme referiu, os casos de insolvência estão mais concentrados nas cidades da Praia e do Mindelo, embora também haja ocorrências na ilha do Sal, em Santa Catarina e no Fogo.

Daí que essa formação, que conta com a participação de juízes de vários concelhos do país, seja considerada essencial para assegurar a plena implementação da lei de insolvência e recuperação das empresas.

“Isso é sinal de vida em termos de implementação da lei, mas é fundamental ter essa formação aos nossos magistrados para casos poderem sair dos tribunais”, considerou.

Por outro lado, garantiu que nesta matéria Cabo Verde tem melhorado, não obstante o “grande desafio” que é, em todos os países, implementar a lei de insolvência e recuperação de empresas.

Para além dos juízes, participam da formação representantes do Banco Mundial, que financiaram a União Europeia e do Governo.

A formação, que reúne especialistas internacionais, decorre até quinta-feira, 26.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 19 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 18 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 16 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos