O chefe da delegação luxemburguesa fez hoje um balanço “extremamente positivo” da missão a Cabo Verde, onde tiveram a oportunidade de inteirar-se dos projectos financiados através da cooperação entre os dois países e discutir futuras parcerias com líderes políticos.
Claude Wiseler teceu estas considerações à imprensa, no final de uma visita efectuada ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), na Praia, enquanto um dos projectos financiados pelo Luxemburgo, que antecedeu um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
“É extremamente impressionante. Na verdade, vimos projectos um pouco mais antigos que se centravam na formação profissional, na educação, na empregabilidade e também na saúde”, precisou o presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, acrescentando que também estiveram a visitar projectos mais recentes como no caso do CERMI, com aposta nas energias alternativas.
“Constatamos que todos os projectos estão a funcionar de forma realmente satisfatória. Acredito que trazem muito para a população cabo-verdiana, e isso para nós é extremamente gratificante, ver que essa parceria é positiva”, assinalou.
Por outro lado, Claude Wiseler realçou que esta visita de três dias a Cabo Verde, que iniciou no dia 18, permitiu encontros com os líderes políticos e discutir o futuro das parcerias, mas também falar sobre as principais questões internacionais.
De modo que acredita que a parceria com Cabo Verde tem futuro para se desenvolver nos próximos anos e, especialmente, também em áreas como as novas tecnologias, as alternativas energéticas, destacando que o arquipélago tem recursos extremamente importantes como o sol, o vento, e tudo o que necessita para se desenvolver nestas matérias.
A delegação luxemburguesa, chefiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, comporta ainda, para além do ‘staff’, dois vice-presidentes, o presidente da Comissão de Assuntos Externos e o novo embaixador do Luxemburgo em Cabo Verde.
A vinda dos parlamentares luxemburgueses tem como propósito iniciar o diálogo sobre questões regionais e globais, trocar experiências e estreitar os laços de cooperação parlamentar entre os dois países.
O Luxemburgo é considerado um dos parceiros estratégicos de Cabo Verde, especialmente no âmbito da cooperação para o desenvolvimento.
Tem apoiado Cabo Verde e financiado, através do seu Programa Indicativo de Cooperação (PIC), vários projectos ligados aos sectores da educação, saúde, formação profissional, erradicação da pobreza, igualdade de género, energias, entre outros.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments