O Chefe de Estado esteve hoje a visitar algumas localidades do município de São Domingos, nomeadamente Moia-Moia, Tinca e Dobe, onde atestou algumas dificuldades relativamente à produção agrícola e abastecimento de água às populações e à agricultura.
O mais alto magistrado da Nação, José Maria Neves, iniciou hoje uma agenda de visita de dois dias ao município de São Domingos, em diferentes localidades.
José Maria Neves salientou que a visita centra-se em manter contacto com as populações e onde abordou a questão da agricultura, água, as condições das estradas e dos investimentos feitos pelo Estado, pelo município, pelas famílias e pelas empresas.
“Há necessidade de um apoio, conforme as pessoas reclamam em todas as comunidades, mais forte do Governo, para a resolução de pequenas questões, às vezes é na aquisição de um motor para melhorar a produtividade da agricultura, outras vezes é a reparação de equipamentos, também para melhorar a produção da água e a produtividade agrícola e pecuária”, disse Neves em entrevista aos jornalistas.
Sublinhou que sobre estes aspectos “há muitas dificuldades”, principalmente na questão do abastecimento de água e da saída de jovens dessas localidades, devido ao desemprego e falta de oportunidades.
Relativamente às empresas, o Chefe de Estado também esteve a visitar a empresa Upranimal ligada à produção pecuária.
“Constatamos que o grande problema posto pela empresa tem a ver com o sistema de transportes interilhas, tanto transportes marítimos como transportes aéreos, que tem constituído um grande constrangimento para a competitividade das empresas no plano nacional”, citou.
Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela congratulou-se com a visita do Presidente da República, usando da sua magistratura de influência para uma “intervenção mais urgente a nível do Governo” com o objectivo, segundo o mesmo, de facilitar o acesso ao rendimento das famílias.
“É urgente que o Governo defina e facilite recursos dos municípios para dar respostas às famílias porque a situação é preocupante, de facto. Já visitamos várias localidades e o problema que eles têm estado a colocar é a questão de desemprego, falta de rendimento e estamos a ver que o mês de Setembro, com a fraca chuva, a situação vai agravar”, disse o edil.
A visita do PR ao município continua na tarde de hoje pelas localidades de Milho Branco, Pó de Saco e encontro com pescadores de Praia Baixo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments