segunda-feira, 25 novembro 2024

A ATUALIDADE

São Domingos: PR visita localidades de Moia-Moia, Tinca e Dobe e descreve dificuldades das comunidades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Chefe de Estado esteve hoje a visitar algumas localidades do município de São Domingos, nomeadamente Moia-Moia, Tinca e Dobe, onde atestou algumas dificuldades relativamente à produção agrícola e abastecimento de água às populações e à agricultura.

O mais alto magistrado da Nação, José Maria Neves, iniciou hoje uma agenda de visita de dois dias ao município de São Domingos, em diferentes localidades.

José Maria Neves salientou que a visita centra-se em manter contacto com as populações e onde abordou a questão da agricultura, água, as condições das estradas e dos investimentos feitos pelo Estado, pelo município, pelas famílias e pelas empresas.

“Há necessidade de um apoio, conforme as pessoas reclamam em todas as comunidades, mais forte do Governo, para a resolução de pequenas questões, às vezes é na aquisição de um motor para melhorar a produtividade da agricultura, outras vezes é a reparação de equipamentos, também para melhorar a produção da água e a produtividade agrícola e pecuária”, disse Neves em entrevista aos jornalistas.

Sublinhou que sobre estes aspectos “há muitas dificuldades”, principalmente na questão do abastecimento de água e da saída de jovens dessas localidades, devido ao desemprego e falta de oportunidades.

Relativamente às empresas, o Chefe de Estado também esteve a visitar a empresa Upranimal ligada à produção pecuária.

“Constatamos que o grande problema posto pela empresa tem a ver com o sistema de transportes interilhas, tanto transportes marítimos como transportes aéreos, que tem constituído um grande constrangimento para a competitividade das empresas no plano nacional”, citou.

Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela congratulou-se com a visita do Presidente da República, usando da sua magistratura de influência para uma “intervenção mais urgente a nível do Governo” com o objectivo, segundo o mesmo, de facilitar o acesso ao rendimento das famílias.

“É urgente que o Governo defina e facilite recursos dos municípios para dar respostas às famílias porque a situação é preocupante, de facto. Já visitamos várias localidades e o problema que eles têm estado a colocar é a questão de desemprego, falta de rendimento e estamos a ver que o mês de Setembro, com a fraca chuva, a situação vai agravar”, disse o edil.

A visita do PR ao município continua na tarde de hoje pelas localidades de Milho Branco, Pó de Saco e encontro com pescadores de Praia Baixo.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Saro
4 days

A dedicação do candidato Júlio Lopes à melhoria do nível de vida na ilha é visível para todos. Os temas abordados nes ...

David Dias
12 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
14 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos