terça-feira, 20 maio 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo: Produtores admitem interesse de empresas estrangeiras no queijo do Planalto Norte

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os produtores do queijo do Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, admitiram hoje ter conhecimento do interesse de empresas estrangeiras na importação deste produto, cuja qualidade é reconhecida além-fronteiras.

O porta-voz dos produtores, Marciano Guilherme, disse à Inforpress  que há, efectivamente, interesse de empresas estrangeiras, designadamente de Suíça e Itália, que já manifestaram o desejo de importar o queixo que se produz no Planalto Norte para o mercado europeu.  

O queijo produzido no Planalto Norte, classificado pela Fundação Slow Food (Itália) como “património mundial do gosto” e como “o melhor da África Ocidental”, foi premiado, em 2017, com o galardão “Slow Cheese Award” durante a feira mundial do gosto, na Itália.

Porém, para a exportação do queijo fresco e curado, os produtores dizem que será necessário obter a certificação, condição para que estes produtos possam competir em mercados internacionais.

Além da certificação, os produtores do queijo pretendem ainda ostentar o selo de origem para os produtos genuínos de Santo Antão.

O presidente da Associação Luz Verde do Norte, Maduino Lima, disse que a certificação do queijo exigirá muito dos produtores, sobretudo a aposta na melhoria da qualidade.

Esta associação já operacionalizou a fábrica de queijo em Chã de Feijoal, que tem permitido a produção com maior qualidade, avançou este responsável, para quem a fábrica foi construída pensando já na tão almejada certificação.

Os criadores de gado do Planalto Norte chegaram a beneficiar, em 2022, do programa de assistência técnica desencadeado pelo Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).

Numa das visitas ao Planalto Norte, o primeiro-ministro disse que o queijo que se produz nessa zona do concelho do Porto Novo tem “qualidade para competir em qualquer parte do mundo”.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Perguntei a IA
4 days 1 hour

Senhor Secretário de Estado, acabei de perguntar à AI, o que achava da sua intervenção, olhe aqui vai: O que há é conv ...

adilson
4 days 2 hours

O Secretário de Estado da Economia Digital parece um peixe exótico abandonado num aquário vazio, largado em pleno oceano p ...

jcf
4 days 6 hours

Ah, mas que teatro de cordialidades coloniais recicladas — com bandeiras a tremular ao vento e discursos ensaiados até à ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos