A Fundação Batuco apresenta publicamente no sábado, 31, a primeira edição do projecto “Praia Kanta Batuku”, um álbum que conta com participação de cinco grupos oficiais da capital.
Em declarações à Inforpress, o presidente da Fundação Batuco, Bob Mascarenhas, explicou que o projecto consiste numa compilação de músicas do batuco, que contou com participação dos cinco grupos mais activos da cidade da Praia.
Segundo recordou trata-se de um trabalho lançado desde 2016 para todos os municípios, sendo o primeiro a ser contemplado a Calheta de São Miguel, seguido de Santa Catarina e agora a Praia, contando todos com parceria das respectivas câmaras municipais.
“Na Praia, o trabalho já está pronto e agora seguimos para o lançamento deste projecto, um álbum, que traz uma compilação em que cada grupo de zonas diferentes apresenta uma musica”, contou, indicando que o mesmo conta com participação de grupos Mondon, de Eugénio Lima, Buli Ladera, de Paiol, Nova Alegria, de Calabaceira, Espaço Aberto, de Safende e Flor de Rabenta, de São Pedro.
O objectivo deste projecto é, conforme realçou Bob Mascarenhas, elevar o batuco e colocar este género tradicional cabo-verdiano “no seu devido lugar, onde sempre mereceu estar”.
“Como sabemos o batuco foi o primeiro género musical cabo-verdiano e o nosso o objectivo é sempre resgatá-la, porque há uns anos o batuco estava a morrer e, graças a Deus, com um trabalho de muita dedicação conseguimos hoje levantá-lo”, salientou.
Bob Mascarenhas acrescentou que este projecto da Fundação Batuco insere-se no âmbito de um projecto maior denominado “Batuku Nos Alma”, e contempla grupos inscritos na Fundação, totalizando até ao momento 75 associados.
O lançamento, aberto ao público, ocorre no sábado, 31, no Pavilhão Desportivo do Bairro Craveiro Lopes, às 16:00, contando com presença de todos os grupos de batuco da Cidade da Praia, num momento que será aproveitado também para anunciar o novo projecto previsto para o próximo ano.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments