A Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora vai organizar entre 04 e 06 de Outubro, em Portugal, o “Cabo Verde Fest 24” para comemorar os 49.º aniversário da independência do arquipélago, assinalado a 05 de Julho.
De acordo com a organização, o evento, a ter lugar no Jardim Luís Vaz de Camões, na Brandoa (Amadora), visa “promover e valorizar a rica especificidade” cultural cabo-verdiana, contribuindo para a sua divulgação entre a comunidade lusófona e outras comunidades presentes em Portugal.
A actividade, organizada pela Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora, através da Comissão Coordenadora das Comemorações do 49.º e 50.º Aniversário da Independência de Cabo Verde, em Lisboa, será a primeira feira de Cabo Verde em Portugal, com o objectivo de se tornar uma celebração anual.
Conforme a organização presidida por Rolando Borges, a feira vai exibir uma ampla gama de expressões culturais cabo-verdianas, incluindo gastronomia, música, jogos tradicionais, artesanato, literatura, pintura, escultura e outros produtos de origem cabo-verdiana.
O bairro de Brandoa foi escolhida por estar no concelho multicultural da Amadora, onde residem milhares de cabo-verdianos, destacando-se como “um exemplo de integração e vanguarda” no encontro de culturas.
A programação do “Cabo Verde Fest 24” inclui actividades ao ar livre, com bancas e um palco montado no jardim, e uma exposição no interior do Pavilhão Luís Vaz de Camões.
A organização referiu que os interessados em promover os seus produtos ou projectos terão à disposição bancas para exposição, e aqueles que desejarem partilhar as suas habilidades artísticas, como música e dança, poderão usufruir do palco do evento.
“Este festival representa uma oportunidade única para a comunidade cabo-verdiana afirmar a sua presença e importância nas mais diversas áreas, celebrando o legado cultural e histórico de Cabo Verde em Portugal”, sustentou.
A Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora, criada em 2023, tem entre os seus objectivos, promover a cooperação entre Cabo Verde e sua diáspora, a promoção e desenvolvimento de uma rede institucional para toda a diáspora e contribuir para a capacitação através de formação de dirigentes das organizações representantes da comunidade cabo-verdiana.
A promoção e apoio aos estudos e trabalhos de investigação por forma a contribuir para o desenvolvimento da rede da diáspora e estabelecer protocolos de colaboração com outras associações e entidades estão entre as finalidades da organização.
Cabo Verde foi declarado como um país livre de Portugal a 05 de Julho de 1975 e este ano comemora o seu 49º aniversário.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments