sábado, 27 dezembro 2025

A ATUALIDADE

Confederação sindical aguarda aumento salarial na Função Pública e no privado para 17 mil escudos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL) mostrou-se  esta terça-feira satisfeito com o encontro mantido com a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) em que se analisou a transição do salário mínimo para 17 mil escudos.

José Manuel Vaz, em declarações à imprensa, considerou que foi um encontro “muito importante” e que deve haver esse espaço de diálogo entre empregador e trabalhador.

Relativamente à questão do salário mínimo, observou que Cabo Verde tem dado “passos importantes” a esse nível. 

Segundo a mesma fonte, para a Administração Pública o Governo já havia anunciado que no próximo ano o salário vai aumentar de 16 para 17 mil escudos, e que no sector privado a CCS mostrou-se também favorável em avançar para os 17 mil escudos.

“É o diálogo que está a evoluir aqui em Cabo Verde, e não devemos estar a trabalhar de costas voltadas e, sendo o Governo o maior empregador do país, também deverá haver essa abertura para o diálogo, para as negociações, para a concertação e encontrarmos as soluções para os conflitos”, referiu José Manuel Vaz.

Ainda à margem do encontro com a CCS, o presidente da CCSL avançou que sobre a composição do conselho directivo do INPS já se chegou a um diálogo de negociação e que ambas as partes estão “mais ou menos em pé de igualdade”.

“Chegamos a acordos muito importantes em termos do Código Laboral, segurança social, de higiene, saúde e segurança no trabalho e da produtividade”, enumerou José Manuel Vaz, que indicou que haverá mais encontros para que efetivamente se chegue a entendimento e haja “mais e melhor” produtividade no sector público e no privado.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lima
1 month 9 days

Porque a Câmara Municipal não cumpre o Codigo de Postura, caçando os cães Pitbulls?.. O Codigo está letra morta? Me ...

Isabel
1 month 11 days

A educadora Erica Correia chama a atenção sobre educação das crianças que, mal orientadas ,podem deixar marcas para a ...

Terra
1 month 13 days

Continuasao de bom trabalhos Cabo Verde para todo os que querem ser parte da limpeza dos bandidos e fascista ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos