sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Santa Catarina do Fogo: Alargamento da refeição quente até 12º ano e reforço de transporte escolar novidades para ano lectivo 2024/2025

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O alargamento da refeição quente até ao 12º ano, reforço do transporte escolar e mobiliários novos para quatro escolas são as novidades para o ano lectivo 2024/2025 no município de Santa Catarina do Fogo.

O delegado do Ministério da Educação em Santa Catarina do Fogo, Osvaldo Rodrigues, disse à Inforpress que no quadro da preparação para o arranque do ano letivo 2024/2025 os principais desafios estão relacionados com refeição quente até o 12º ano de escolaridade e melhoria dos transportes e mobiliários para quatro escolas.

“Recentemente o município recebeu um financiamento de aproximadamente 140 mil contos da organização não-governamental (ONG) Luxemburguesa Betebuerg Helleft para a educação e a primeira tranche vai ser investida na compra de dois autocarros e um hyace e mobiliários para as escolas de Fonte Aleixo, Roçadas, Figueira Pavão e Cova Figueira”, disse o delegado que sublinhou que o processo da confecção dos mobiliários praticamente está concluído e a previsão para a chegada das viaturas é no início de Setembro.

Com a aquisição das novas viaturas e adicionadas às outras que a câmara tem neste momento, eleva-se para cinco o número de viaturas para o transporte de todos os alunos do 5° ao 12° ano que têm necessidade de se deslocar para frequentarem as aulas fora das suas localidades.

Osvaldo Rodrigues disse esperar que a edilidade, como tem sido apanágio, vai juntamente com a estrutura da educação fazer um bom uso do financiamento da ONG Luxemburguesa, com responsabilidade e transparência e acrescentou que será um “grande alívio” para os pais e acredita que os alunos vão fazer o bom uso deste “grande investimento”.

Para o ano lectivo 2024/2025 em preparação a nível do município de Santa Catarina do Fogo, a previsão é para um total 1.800 alunos do 1º ao 12º ano assistidos por 90 professores, referiu o delegado do Ministério da Educação que apela aos pais e encarregados da educação a se envolverem mais na vida escolar dos seus educandos de modo a ajudar a criar um ambiente de aprendizagem enriquecedor que motiva os filhos a se empenharem mais e a valorizarem a educação.

Com relação aos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade da localidade de Chã das Caldeiras, o delegado avançou que vão continuar a frequentar as aulas na vila de Achada Furna à semelhança dos anos lectivos anteriores.

Quanto ao ano lectivo 2023/2024 Osvaldo Rodrigues disse que terminou de forma “tranquila” com um resultado “bastante positivo” com uma taxa de aproveitamento de 88 por cento (%) no Ensino Secundário (ES) e 90% no Ensino Básico Obrigatório (EBO).

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 17 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 16 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 14 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos