O director técnico da Federação Cabo-verdiana de Andebol afirmou hoje, na cidade da Praia, que a participação da selecção na 3ª edição do Torneio Internacional “Tarrafal Cup” é uma oportunidade para mostrarem o potencial.
Alberto Correia disse à Inforpress que o “objectivo é dar oportunidade também aos jogadores que actuam internamente, em Cabo Verde, para que possam mostrar o seu potencial, e de trabalhar os jogadores residentes” para uma possível integração na equipa principal.
O mesmo acrescentou que a participação com jogadores residentes em Cabo Verde está sob a orientação do treinador/seleccionador português Jorge Rito e do treinador cabo-verdiano Jailson Tavares.
Correia destacou que num torneio como este, os jogadores vão ganhar visibilidade, não apenas para uma possível convocação para a selecção, mas também para integrarem outras equipas.
“Devem aproveitar, pois normalmente estes campeonatos contam com a presença de olheiros estrangeiros, e também são transmitidos ao vivo, o que aumenta as chances de os nossos jogadores serem vistos, tanto no estrangeiro como dentro de Cabo Verde”, exprimiu.
O director-técnico exprimiu as vantagens da participação no campeonato com duas equipas portuguesas, mais concretamente, com Açores e o FC Porto, e diz ser “inestimável”.
“Estas duas equipas participam em campeonatos de nível superior ao que se realiza em Cabo Verde, sendo, portanto, uma excelente oportunidade para aprender com eles e mostrar-lhes o que sabemos. Não se trata apenas de jogos, mas também de debates e sessões de trabalho”, disse o técnico.
Referiu que a federação quer dar oportunidade a todos os treinadores em Cabo Verde de acompanharem os treinos e até mesmo os jogos, para que possam tirar o máximo proveito deste torneio.
“Cabo Verde, hoje em dia, conta com diversos treinadores espalhados pelo mundo, e a nossa estratégia passa por integrar sempre os treinadores que vêm de fora, não só pela sua capacidade, mas também por questões burocráticas. Um treinador que treina em alta competição tem de ter o título de ‘Master Coach’, ou seja, tem de possuir um diploma de treinador de um certo patamar”, destacou.
Correia concluiu afirmando que, embora Cabo Verde ainda não possua um treinador com o título de ‘Master Coach’, o principal objectivo é alcançá-lo.
“O nosso objectivo é obtê-lo. Por isso, pretendemos colocar os nossos treinadores lado a lado com os ‘Master Coaches’, participando em jogos internacionais, para que possam adquirir o diploma e, assim, termos, no futuro, treinadores cabo-verdianos devidamente qualificados”, concluiu
A selecção começa a treinar esta manhã na cidade da Praia.
O Torneio Internacional de Andebol “Tarrafal Cup” é uma prova organizada pelo Grupo Varandinha e que este ano conta com a presença da selecção de Cabo Verde, Grupo Desportivo Varandinha, ASA Stars, Paiol, Académica do Sal e do FC Porto (Portugal) em sénior masculino.
Já a nível de sub-16, a prova conta com o concurso de Madrugs, Renascer, Paiol, garridos, Varandinha e selecção dos Açores (Portugal).
Em 2023, na segunda edição, o vencedor foi o Sporting de Portugal na categoria masculina, e a formação do ABC na categoria feminina.
Relativamente à selecção principal, conforme avançou a fonte, 90% (por cento) dos jogadores jogam em Portugal, pelo que realizam estágios neste país europeu.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments