sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Diretora-geral da Plataforma ONG defende políticas públicas robustas que melhorem vida das famílias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A directora-geral da Plataforma ONG Cabo Verde, Dirce Varela, defendeu hoje a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas robustas que possam melhorar a vida das famílias e das pessoas.

Dirce Varela fez essas considerações na abertura do fórum de capacitação da monitoria social das despesas públicas, com o objectivo de reforçar o acompanhamento orçamental e escrutínio das contas públicas.

Precisamos de políticas públicas que possam apoiar e desenvolver as famílias e a nossa capacidade individual, mas também colectiva. Políticas públicas robustas que possam melhorar a vida das famílias e das pessoas”, sublinhou.

O programa de monitoria social das despesas públicas ao longo do ciclo orçamental que permitirá analisar o Orçamento Geral do Estado (OGE), as contas provisórias trimestrais (IT e IIT) é uma iniciativa das organizações da sociedade civil que conta com o apoio do Programa de Informação Económica Regional (Pro Palop) em “parceria estratégica” com a União Europeia.

Queremos que todo o cidadão possa ser capaz de ter as ferramentas e os conhecimentos para poder fazer essa monitoria, porque essa monitoria é também um processo de cidadania. Interpelar o Estado é a nossa função, mas nós não somos polícias de orçamento”, observou aquela responsável, considerando o grau de complexidade que existe na análise do orçamento.

“Temos aqui organizações da sociedade civil, mas também os jornalistas, a comunicação social, que são parceiros extremamente importantes no processo da capacitação, mas também no processo da cidadania. Nos próximos três dias, juntos, podemos entender como é que, na verdade, todo esse processo funciona e como é que nós podemos ser mais activos e mais intervenientes”, sublinhou a mesma fonte.

A formação envolve um total de 40 representantes das organizações da sociedade civil com o objectivo de reforçar o acompanhamento orçamental, o escrutínio das contas públicas e aumentar a participação pública dos cidadãos.

Na Praia, decorre de 26 a 28, com a participação de 20 pessoas, dirigentes e activistas de organizações da sociedade civil, particularmente os que integram o Fórum Cabo-verdiano da Sociedade Civil e a Plataforma das ONG, bem como alguns órgãos e profissionais da comunicação, enquanto no Mindelo de 02 a 04 de Setembro, com igual número de participantes.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days 1 hour

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days 7 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 11 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos