O seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino, Emanuel Trovoada, apelou, no Mindelo, para que as câmaras municipais do país apostem mais no desporto e ajudem a formar novos talentos.
O repto foi lançado à imprensa no final do campeonato sénior masculino, que aconteceu no domingo, 25, em São Vicente, e teve como campeão a equipa da casa, a Real Sociedade.
Para o seleccionador, o torneio, realizado desde o dia 21, revelou-se um “grande campeonato, com uma grande competitividade, com várias surpresas, fruto de muito trabalho”.
“Queria tanto que essa competição viesse para cá e é de dar os parabéns à Real Sociedade por essa grande conquista. Foi um jogo de emoções e foi uma semana de grande qualidade de basquetebol e de muita juventude com potencial, que continuando o trabalho no futuro teremos melhores jogadores”, considerou.
Emanuel Trovoada felicitou a organização, Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, associações e clubes envolvidos e às câmaras municipais que apostaram nas equipas representantes dos concelhos.
Contudo, disse acreditar ser preciso que outras câmaras “se envolvam mais e apoiem ainda mais” o desporto em Cabo Verde.
“Sem este apoio é impossível esses clubes chegarem aqui e apresentarem alguma qualidade”, considerou a mesma fonte, com referência às câmaras que já dão o exemplo, entre estas as de Santo Antão, Santiago Sul, Sal e outras.
Na análise individual de jogadores, Emanuel Trovoada disse ter visto “vários talentos”, que podem futuramente ingressar a selecção, “como tem sido praxe”.
“Os jogadores que neste momento fazem parte da selecção, saíram daqui, destes campeonatos. Aqui têm muitos jovens com enorme potencial”, reiterou.
Por isso, adiantou ter em mente um acompanhamento “mais profundo” para dar continuidade ao trabalho.
Por outro lado, assegurou que a federação está a apostar em várias vertentes, inclusive a formação para treinadores e árbitros, que acontece nos próximos dias nas Forças Armadas, em São Vicente.
A equipa sénior masculina da Real Sociedade conquistou domingo, 25, o campeonato de Cabo Verde na modalidade de basquetebol ao derrotar na final AD Barraca por 57-56, jogo disputado no Polivalente Município Oeiras, no Mindelo.
Perante um público que lotou o recinto, a jogar em casa, a formação da Real Sociedade teve apoio forte das bancadas, impôs-se aos boa-vistenses da AD Barraca e conquistou o primeiro título de campeã de Cabo Verde sénior masculino da sua história, logo na sua segunda presença consecutiva na final.
A disputa para o terceiro lugar, o Prédio (Santiago Sul), anterior campeão de Cabo Verde, derrotou Bulldogs (Santiago Norte) por 81-63, e conservou um lugar no pódio, o de terceiro classificado.
Nas meias-finais, disputadas na noite de sábado, 24, Real Sociedade derrotou Prédio (Santiago Sul) e actual detentor do título por 52-47, enquanto AD Barraca levou a melhor sobre Bulldogs (Santiago Norte) por 75-65.
Participaram na prova sete equipas, Porto Novo Basket, Real Sociedade, Lobos do Norte, ADB Barraca, Bulldogs, Prédio e Botafogo (Fogo), que foram divididas em dois grupos na fase de qualificação às meias-finais.
O Grupo A foi constituído pelas equipas campeãs regionais Prédio, AD Barraca e Botafogo, e o Grupo B pelas formações do Lobos do Norte, Porto Novo Basket, Real Sociedade e Bulldogs.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments