O diplomata cabo-verdiano Estevão Vaz Tavares foi ontem empossado novo embaixador do arquipélago em Itália, um dos históricos parceiros internacionais do país, num posto de ligação com várias instituições multilaterais.
Na cerimónia de tomada de posse, na Praia, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, salientou que importa "continuar a incrementar avenidas de parceria que existem e podem aparecer em virtude do diálogo político bilateral" entre as duas partes.
"A Itália é um importante ator internacional e também um parceiro tradicional de Cabo Verde, pelo que será do nosso interesse, e especialmente do interesse da missão residente em Roma, dar continuidade e reforçar as relações bilaterais e multilaterais, políticas, económicas e noutros domínios que resultam do cruzamento dessas duas condições", realçou.
Estevão Vaz Tavares vai fazer o acompanhamento das relações com as organizações internacionais sediadas em Roma, nomeadamente, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).
A missão servirá ainda de "ligação para os países próximos, como a Alemanha, Arménia, Bósnia, Macedónia, Montenegro e Samarino".
Estevão Vaz Tavares sublinhou que a Itália é também um país de diáspora e que a presença recíproca em Cabo Verde constitui “um fator importante” no diálogo diplomático e para aprofundamento de relações.
"Neste quadro, deve merecer atenção o seguimento de propostas de acordos” em matérias penais, de extradição, dupla tributação ou reconhecimento recíproco das cartas de condução, referiu, a título de exemplo.
A Semana com Lusa
26 de Março de 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments