Um grupo de residentes e emigrantes de Estância de Baixo aproveitou a presença do edil boa-vistense, segunda-feira, na localidade, para reclamar da escassez e qualidade da água que é distribuída a algumas casas e chafarizes da zona.
Segundo David Rocha, emigrante em França e que se encontra de férias no povoado, a situação “é lamentável”.
“Antes nunca tive problemas em beber a água, mas actualmente ela não tem condições de ser consumida”, queixou-se, anotando que o líquido sai das torneiras com uma cor castanha, mas não sabe se o problema está na rede ou no reservatório.
Daniela Neves, também emigrante, lamentou que a água não chega à zona de Derrubados onde está. Por isso, pede à câmara para melhorar a qualidade da água, assim como o sistema de canalização, para que esse líquido chegue a todas as casas.
Para Elton Soares, residente, o problema em Estância de Baixo “é grave”, e, por vezes, passam semanas sem água, pelo que têm de ir buscar no Rabil. Disse que a zona está abandonada em termos de abastecimento de água, e que a autarquia e o Governo devem olhar para Estância de Baixo.
O morador, que reside há quase três anos na localidade, afirmou que, pelos relatos dos moradores, os problemas com o abastecimento de água em Estância e Baixo não são de agora e que a câmara deve proceder a manutenção e a lavagem dos tanques.
A maioria dos presentes concordou que deve ser feito algo para levar a água da localidade de Rabil para Estância de Baixo e não em autotanques desde Bofareira, que não chega em boas condições e não é suficiente para todos.
Na segunda-feira, quando foram feitas as reclamações, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, prometeu “averiguar a situação”.
Contactado pela Inforpress, o delegado municipal em Estância de Baixo, Valdemar Vieira, explicou que a cor castanha da água se deveu a intervenções feitas para a instalação de uma bomba com maior pressão para que a água chegue a todas as casas, e que o problema já está resolvido.
O edil boa-vistense, por sua vez, confirmou a informação, acrescentando que a situação da água na Boa Vista é antiga, e só será resolvida com grandes investimentos do Governo, e que, inclusive, já anunciaram em conjunto com a Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) a resolução, que vai contemplar Estância de Baixo, Bofareira assim como Sal Rei.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments