O Governo de Cabo Verde, ancorado nas directrizes do Orçamento do Estado (OE) de 2025, vai priorizar os pilares da coesão, da sustentabilidade e da Inclusão, anuncia o Ministério das Finanças na sua página numa rede social.
Segundo a mesma fonte, a estratégia orçamental para 2025 enfatiza o desenvolvimento económico equilibrado entre as ilhas, com cada uma transformada em uma economia própria, alinhada com as suas respectivas vocações.
Para alcançar estes objectivos, realça a publicação, o Governo de Cabo Verde vai implementar medidas-chave, incluindo uma forte aposta na melhoria da conectividade aérea, através da promoção de companhias aéreas “low cost” (baixo custo) e aumento dos voos domésticos e internacionais, visando assim, aprimorar a conectividade interna e externa de Cabo Verde.
“Outra grande aposta será o restabelecimento da missão permanente de Cabo Verde junto à União Africana e implementação de acordos no âmbito da comunidade, especialmente nos sectores marítimo e dos transportes aéreos”, lê-se na publicação.
A mesma fonte sublinha que o Governo, em 2025, vai dar especial atenção à introdução de políticas e reformas em diversos sectores para assegurar a sustentabilidade, apontando a transição para um sector energético eficiente e sustentável, o fortalecimento do turismo como motor do crescimento económico inclusivo e o desenvolvimento de infra-estruturas resilientes e sustentáveis como uma dessas políticas.
Segundo o comunicado, na sua aposta na política de inclusão, o Governo vai priorizar, em 2025, uma abordagem integradora e inclusiva com ênfase no bem-estar das pessoas e das famílias, combatendo as desigualdades sociais e a pobreza, aumento da renda para os mais vulneráveis, visando a concretização do objectivo do milénio – erradicação da pobreza extrema e absoluta.
Conforme o Ministério das Finanças e Fomento Empresarial o OE 2025 vai reafirmar o compromisso do Governo de Cabo Verde com a disciplina orçamental e a consolidação fiscal.
“Nesse sentido, o Orçamento do Estado de 2025 prevê um déficit inferior em cerca de 1% em comparação a 2024, a diminuição da dívida pública, a manutenção da estratégia de política monetária do Banco de Cabo Verde, o crescimento do crédito à economia, com destaque para o sector privado”, refere a nota que garante ainda déficit da balança corrente, com reservas externas garantindo, pelo menos, seis meses de importações programadas.
Globalmente, o Orçamento do Estado de Cabo Verde para 2025 tem como foco central promover a coesão, a sustentabilidade e a inclusão, visando impulsionar o crescimento económico, criar resiliência a choques, incluindo as alterações climáticas, e alcançar a prosperidade compartilhada.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments