A escola básica de Ribeira do Ilhéu, cuja obra de requalificação é inaugurada hoje, vai ter o seu próprio sistema de energia solar, no âmbito do projecto financiado pelo Grão-ducado do Luxemburgo.
A infraestrutura, de acordo com uma nota de imprensa da câmara dos Mosteiros, tem ligação à rede pública de energia eléctrica, mas vai ter, brevemente, o seu próprio sistema de energia solar.
A requalificação e reconstrução da escola básica de Ribeira do Ilhéu está inscrita no programa municipal de requalificação do parque escolar e custou, de acordo com a mesma fonte, 43 mil contos, financiado pela câmara em 57,8 por cento (%), com recursos próprios e outros mobilizados junto da organização não-governamental luxemburguesa Betebuerg Helleft (24.300 contos).
Um grupo de emigrantes de Ribeira do Ilhéu nos EUA mobilizou o montante global de 14 mil contos, equivalentes a 33,3 % da obra e o Ministério da Educação entrou com 4.700 contos (11,1 %).
Inicialmente a reabilitação da escola de Ribeira Ilhéu, incluído o seu equipamento com materiais escolares e informáticos, estava orçado em cerca de 20 mil contos compartilhado pelos emigrantes desta comunidade radicados nos Estados Unidos da América que contribuíram com 65 por cento (%), Ministério da Educação com 25% e câmara com dez por cento, razão pela qual o delegado do Ministério da Educação nos Mosteiros estranha o valor do investimento agora apresentado pela câmara.
A nova escola do ensino básico de Ribeira do Ilhéu tem quatro salas de aula, uma sala multimédia, um refeitório, uma sala de professores e um gabinete para a direção, cozinha e quatro casas de banho.
É inaugurada hoje pelo Presidente da República, José Maria Neves, numa cerimónia que vai contar com a presença do ministro da Educação, Amadeu Cruz, autoridades locais, emigrantes e convidados.
Após a inauguração das obras de reabilitação e ampliação da escola básica de Ribeira Ilhéu, zona norte dos Mosteiros, será oferecido um jantar pelo grupo de emigrantes que cofinanciou a reconstrução e uma noite musical com atuações de artistas locais e de convidados como MC Acondize, Hélio Batalha, DJ Mendes, radicado na comunidade emigrada nos Estados Unidos, e o rapper DPain.
Terms & Conditions
Report
My comments