terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Inaugurada creche "Bem-Me-Quer" que vai servir as mães que trabalham no mercado de Sucupira

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A cidade da Praia passa a contar com a creche “Bem-Me-Quer”, que vai proporcionar um espaço “seguro e acolhedor” para os filhos das mães que trabalham no mercado de Sucupira.

Financiado pela cooperação entre Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo, em parceria com AGEPC-CV, a creche “Bem-Me-Quer” é um dos resultados do projecto “Cuidar para Incluir”, que visa apoiar as mulheres trabalhadoras do sector Informal e mães estudantes.

“Com esta creche, estamos oferecendo um serviço voltado para as mães da Sucupira que trabalham no maior mercado do país e precisam de um espaço seguro para deixar seus filhos”, avançou à imprensa o ministro da família e da Inclusão Social, Fernando Elisio Freire.

A nova creche, conforme sustentou, está alinhada com os esforços contínuos para promover a inclusão social e económica por meio do aumento de renda e da criação de estruturas de protecção para famílias e crianças.

Além desta unidade, ressaltou o governante, outra creche já opera em Achada de São Felipe, beneficiando mais de 1.200 famílias com acesso ao rendimento social de inclusão e cerca de 1.000 famílias com inclusão produtiva, todas com acompanhamento familiar e suporte do Cadastro Social Único.

Segundo Fernando Elísio Freire, o Governo está a trabalhar de forma alinhada com associações e câmaras municipais para alcançar a inclusão e oferecer serviços de proteção às crianças com qualidade e em maior número.

Durante as próximas semanas, anunciou o ministro, novas creches serão inauguradas em diferentes bairros, como Achada Santo António e Achada Grande, reflectindo um compromisso contínuo de oferecer oportunidades e apoio a famílias em todo o país.

O projecto “Cuidar para Incluir” conta com um investimento por volta de 20 mil contos apenas na Praia, Santa Catarina e São Vicente, segundo o ministro.

O Fundo Mais, que totaliza cerca de 570 mil contos, dedica aproximadamente 150 mil contos para serviços de proteção à família.

Por outro lado, a vice-presidente da Associação de Gestores, Empresários e Profissionais Católicos de Cabo Verde (AGEPC-CV), Filomena Delgado, indicou que a creche tem capacidade inicial para atender até 40 crianças.

No entanto, a mesma vai ser expandida para abrigar até 160 crianças.

“No momento, a equipe do projecto está em busca de espaço para uma segunda unidade, destinada principalmente às crianças de mães que trabalham no mercado do Platô”, afirmou Filomena Delgado.

Entretanto, a expansão deve considerar a sustentabilidade financeira, com apoio das famílias e do governo de Cabo Verde, uma vez que algumas famílias necessitam de assistência adicional para manter seus filhos na creche.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 4 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 9 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 9 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos