domingo, 08 setembro 2024

A ATUALIDADE

Resolvida avaria nos equipamentos de scanners para serviço de pequenas encomendas no porto da Praia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A avaria nos equipamentos de “scanner” do serviço de pequenas encomendas no porto da Praia, que poderia ter causado perturbações à inspeção dos contentores, está resolvida, confirmou esta quarta-feira à Inforpress fonte da Enapor.

Em comunicado assinado pelo presidente do conselho da administração da Enapor, Erineu Camacho, administração da empresa explicou que um dos equipamentos de scanners já se encontra a operar desde terça-feira, 23, permitindo assim a abertura de contentores para inspecção aduaneira, policial e levantamento de volumes pelos transitários.

A explicação da administração da Enapor surge na sequência dos constrangimentos registados na entrega de mercadorias no Centro de Pequenas Encomendas, no Porto da Praia.

"Desde do início do mês de Maio que o serviço de inspeção e fiscalização das mercadorias de pequenas encomendas tem enfrentado alguns constrangimentos, decorrentes de avarias que condicionaram o funcionamento de três dos quatro aparelhos scanner disponíveis nos Armazéns A e B", explicou.

Erineu Camacho afirmou que essas avarias criaram "sérios constrangimentos" na inspecção e levantamento dos volumes de pequenas encomendas.

"A Enapor, na qualidade de operador portuário, tem prestado todo o apoio necessário, visando a continuidade do serviço, razão pela qual a administração do Porto, em concertação com a Polícia Nacional e Alfândega, colocou em marcha uma solução operacional que passa por mobilizar as mercadorias do Armazém B para o Armazém A, e ali serem scanneados e levantados pelos transitários", esclareceu.

Realçou ainda que os constrangimentos registados abrangeram exclusivamente as cargas armazenadas no armazém B, sendo que esta situação se regista pela primeira vez desde a entrada em funcionamento do novo modelo de pequenas encomendas.

Este responsável garantiu que a administração do Porto, juntamente com as autoridades parceiras, está a evidenciar "todos os esforços" necessários para a normalização da situação, visando corresponder à demanda dos clientes.

"A Enapor garante que continuará a pautar a sua gestão conforme os fundamentos de excelência que regem o seu modelo de gestão orientada para o cliente", reforçou.

Os equipamentos de scanners visam reforçar a segurança e melhorar os controlos aduaneiros e policial sobre as mercadorias, mormente a importação proibida e/ou condicionada e ao mesmo tempo, conferir uma maior fluidez ao processo de desalfandegamento, evitando, por exemplo, a abertura manual de cada volume.

A passagem de mercadorias pelos equipamentos de scanners nos Centros de Pequenas Encomendas decorre do trabalho de fiscalização inspecção aduaneira sob responsabilidade da Alfândega e Polícia Fiscal.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

D. G. WOLF
4 days 8 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
8 days 11 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

António
10 days 4 hours

Abro radio e tv oiço aplicacao de milhões e milhoes escudos , de um momento para outro. Cifrões serios e não serios

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos